Skip to main content

Começa hoje atualização de CPF gratuita pela internet

Começa hoje atualização de CPF pela internet

Após tantas notícias turbulentas que deixaram as pessoas desconfiadas do atual governo, como no caso da aposentadoria, por exemplo, finalmente o contribuinte recebe uma ótima notícia: a partir de hoje (16) a atualização do CPF poderá ser feita pela internet.

E não é só a praticidade e rapidez que serão motivo de comemoração para a população, há também a questão econômica também e explicamos: antes, quem quiser atualizar o CPF tinha que se deslocar até uma unidade dos Correios, da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil e efetuar o pagamento de R$ 7, agora, além de não ser necessário o deslocamento, não haverá também a necessidade do pagamento de taxa, a atualização é gratuita.

 

Atualização do CPF Receita Federal

Como atualizar agora?

Você deverá ir até o site da Receita Federal e, antes, efetuar uma consulta do seu CPF através do link: https://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/SSL/ATCTA/CPF/ConsultaSituacao/ConsultaPublica.asp

Se após essa consulta aparecer a situação “SUSPENSA” aí você deve acessar o link de regularização cadastral, que pode ser encontrado através do linkhttps://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/SSL/ATCTA/cpf/regularizar/Default.asp

Nesse link, você preenche os dados cadastrais através de um formulário eletrônico que permite a alteração instantânea de dados como nome, endereço, telefone e título de eleitor.

A Receita Federal informou que o serviço estará disponível 24 horas por dia e poderá ser usado tanto por brasileiros como por estrangeiros residentes no Brasil, sem limitação de idade.

Mudanças também no comprovante 

A Receita também oficializou para hoje a mudança nos novos modelos de comprovante de inscrição e de situação cadastral no CPF. Eles continuarão a ser emitidos na página da Receita Federal, mas a autenticação do documento será feito através de um aplicativo conhecido como QR Code (código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica). Apesar do nome complicado, esse aplicativo pode ser baixado gratuitamente.

Antes, a autenticação exigia que os dados do documento (número de inscrição, código de controle, data da emissão e hora da emissão) fossem informados na íntegra para validação.

Agora, os dados dos comprovantes CPF com o QR Code serão validados em tempo real com as informações da base de dados da Receita Federal.

Isso mostra que, a fim de proporcionar maior praticidade, agilidade e economia, as pessoas terão que estar cada vez mais adaptadas à era digital.

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

One thought to “Começa hoje atualização de CPF gratuita pela internet”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *