Conheça a nova Carteira de Trabalho Digital e seus benefícios.
Todo cidadão que presta algum tipo de serviço com vínculo empregatício está familiarizado com a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
Localize Pessoas e Empresas pelo Telefone Fixo ou Celular
Um documento obrigatório que nos acompanha durante toda a nossa vida profissional.
Porém desde o dia 24 de setembro de 2019, podemos contar com a Carteira de Trabalho Digital, totalmente eletrônica e equivalente ao documento físico.
Você pode baixar gratuitamente o aplicativo Carteira de Trabalho Digital no seu celular através da sua loja virtual (disponível tanto para o sistema IOS quanto para o Android).
Contudo, vale lembrar que sempre existe a opção de adquirir a sua no próprio site do Ministério do Trabalho. Portanto, não perca a oportunidade de facilitar a sua vida.
A Carteira de Trabalho Digital foi criada pelo Ministério da Economia para modernizar, desafogar o sistema burocrático trabalhista e reduzir os custos.
No momento em que você for contratado, ao invés de apresentar a Carteira de Trabalho física, você poderá apresentar apenas o seu CPF e o registro serão realizados de forma digital. Simples, não é?
A digitalização desse documento trará muitas facilidades para o seu cotidiano, leia o artigo e entenda melhor.
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL
A implementação da Carteira de Trabalho Digital representará para o país uma economia significativa em emissão de documentos.
Além de você poder solicitar tanto a primeira quanto à segunda via do documento através do aplicativo, trazendo muito mais praticidade e agilidade.
O trabalhador poderá consultar, sempre que quiser e rapidamente, seus dados trabalhistas em um mesmo local. Também poderá aproveitar melhor as vagas disponíveis reduzindo o tempo de atendimento.
Esse é um dos principais benefícios, para o trabalhador e para o sistema nacional trabalhista.
Através do aplicativo, é possível resolver assuntos relacionados ao vínculo empregatício, como a solicitação do extrato de contribuição, sem precisar encarar as filas e a burocracia de agências.
Desafogando o sistema burocrático dessas agências, o atendimento em si terá mais qualidade, pois dessa forma, as agências poderão se dedicar mais às solicitações mais complexas.
SAIBA MAIS COMO FUNCIONA
Atualmente existe um sistema chamado eSocial, que é o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas.
Algumas empresas obrigatoriamente usam o eSocial e dessa forma, passam para o governo informações como vínculo trabalhista, folha de pagamento e informações sobre o FGTS.
Assim, a burocracia no processo de admissão reduz bastante. Alguns processos não serão exibidos imediatamente na Carteira de Trabalho Digital por conta de prazos do eSocial que podem se estender até o mês seguinte, como por exemplo: alteração de salário, férias e desligamento.
Outro aspecto interessante do uso da Carteira de Trabalho Digital é a liberdade que o trabalhador terá em relação ao acompanhamento do que estiver sendo anotado em sua carteira.
Apesar de toda a facilidade e praticidade que a nova Carteira oferece, é sempre importante que o trabalhador guarde sua CTPS física, que continua valendo, para comprovações e que fique atento a qualquer divergência, corrigindo-a imediatamente.
Precisando consultar seu CPF ou CNPJ? Consulte nosso site e faça sua consulta online.
Visitor Rating: 5 Stars