Como avaliar uma empresa?
Em primeiro lugar é muito importante o acompanhamento de uma auditoria contábil e jurídica para avaliar todos os aspectos do negócio existente, especialmente para evitar uma sucessão de tributos e riscos trabalhistas pré-existentes.
É preciso fazer uma análise de todos os contratos, obrigações trabalhistas, previdenciárias e de impostos.
Os contratos, especialmente de locação do ponto, fornecimentos e outros do local, devem ser examinados para assegurar que podem ser cedidos ou assumidos pelo novo dono sem a necessidade de autorização da outra parte.
Na análise das obrigações trabalhistas, previdenciárias e impostos, caso seja identificado algum imposto e obrigações a pagar, tal passivo deve ser descontado do preço, quitado ou negociado, para assegurar que a compra seja livre de encargos inesperados.
Valuation
Valuation é um termo de origem inglesa que significa, adaptado ao português, avaliação de empresas. Ao trabalhar com as percepções que a empresa possui dos investidores e clientes, o valuation envolve o julgamento da posição que ocupa no mercado e a previsão do retorno de investimento nas ações da empresa.
Uma empresa pode ser avaliada em diversas ocasiões e por diferentes motivos: para fins contábeis, depois da realização de uma transação ou aquisição, além de processos judiciais, por exemplo, nos quais os bens precisam ser divididos.
Os responsáveis pela valuation analisam os vários componentes da empresa em questão e estimam o valor monetário dos seus ativos intangíveis, a exemplo da própria marca, do relacionamento com o cliente ou da tecnologia da empresa.
Utilizar essa ferramenta de análise de seu negócio tem vários benefícios, tais como:
- Identificar as características que o valorizam;
- Entender aspectos que o fazem valer menos;
- Saber quanto pode ser investido;
- Entender o crescimento ao longo dos anos;
- Negociar, de forma justa, o valor da empresa com o societário.
Avaliação por liquidação
Considera a venda de todos os bens listados no balanço, como imóveis, máquinas e equipamentos, soma-se o dinheiro disponível obtendo-se um resultado, do qual desconta-se todas as dívidas para obter o valor da empresa.
Esse método é simples de se calcular, porém limita-se aos imobilizados e não considera outras informações como, por exemplo, a carteira atual de clientes da empresa.
Avaliação por múltiplos
Estima-se o valor por meio da aplicação de um fator de referência, o qual tem como base empresas já avaliadas que atuam no mesmo segmento, sendo tal fator multiplicado pelo número de lucros, receitas ou EBITDAs (lucro líquido ajustado das despesas financeiras, dos impostos e da depreciação e amortização).
Nesse método considera-se, por exemplo, que a empresa vale “N vezes” seu EBITDA atual.
A avaliação por múltiplos não contempla, entre outras coisas, as possibilidades de crescimentos futuros do segmento.
Avaliação por fluxo de caixa descontado
É uma projeção daquilo que sua empresa poderá produzir no futuro, com os descontos do tempo que isto levará e dos riscos assumidos.
Portanto, o valor avaliado da sua empresa no Fluxo de Caixa Descontado é medido pela quantidade de recursos que serão gerados no futuro, acrescida ao seu valor nos dias atuais, e subtraindo-se o tempo e o risco associados a essas estimativas vindouras.
Consulte um especialista
O que estabelece o valor de uma empresa são os resultados futuros a serem contabilizados pela empresa por meio dos valores atuais do negócio, ou seja, o que precisa ser valorado são os resultados futuros daquilo que você conseguiu construir até o momento em sua empresa.
Entretanto, todos esses cálculos serão uma aproximação do valor do negócio.
O ideal é consultar um especialista para definir os parâmetros de valor mais adequados para o seu negócio.
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