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O que é neuromarketing e sua importância para as empresas

O que é neuromarketing e sua importância para as empresas

Cadastro Brasil Consultas

Neuromarketing é uma ciência que tem por objetivo descobrir as reações que acontecem no cérebro quando uma pessoa é exposta a produtos, marcas e anúncios.

O objetivo do neuromarketing é ir além das tradicionais pesquisas de mercado, nas quais os consumidores simplesmente respondem a questionários.

O uso de técnicas da neurociência aplicadas ao marketing para entender o processo de tomada de decisão de compra está se tornando cada vez mais comum entre as empresas.

A partir desse tipo de pesquisa, é possível identificar e testar quais tipos de estratégias mais atraem e agradam o público.

Muitos especialistas, inclusive, acreditam que esse tipo de estudo é a chave para prever o comportamento do consumidor nos processos de compra.

Neuromarketing e as empresas

As empresas utilizam esse ramo da ciência integrado aos negócios para focar em estudar o funcionamento do cérebro do cliente para entregar produtos e campanhas publicitárias que impactem o consumidor.

Segundo estudos avaliados através do neuromarketing, toda decisão de compra é tomada primeiramente no nível emocional, só depois é justificada pela razão.

Em termos gerais, primeiro precisamos alcançar as emoções, para depois ajudar o cliente a justificar a decisão de compra.

As pesquisas são conduzidas por equipes interdisciplinares que envolvem neurocientistas e profissionais de comunicação, marketing e criação.

Durante o estudo, os voluntários não verbalizam sua opinião, pois toda a análise é feita com base nos sinais corporais e do cérebro.

A Forebrain, primeira empresa do Brasil que desenvolve pesquisas sobre a neurociência envolvida nas atividades de consumo, afirma que 90% de todo e qualquer tipo de informação que chega ao cérebro é processada de maneira inconsciente.

Isso quer dizer que é quase impossível controlar a maneira como você vai reagir quando exposto a alguma publicidade, porque muitas vezes esse tipo de reação é impossível de verbalizar.

Por ser uma vertente científica dos estudos de marketing, o neuromarketing tem uma metodologia rígida e bem definida, o que traz uma confiabilidade muito maior na hora de realizar a tabulação e análise dos dados obtidos.

No Brasil, a prática começou no início dos anos 2000 quando as empresas perceberam que era necessário conhecer o cliente antes de oferecer soluções.

De lá para cá, o neuromarketing passou a ser utilizado para a criação de campanhas publicitárias, design de embalagens, desenvolvimento de produtos e serviços e na adoção de táticas de venda.

A grande barreira para a disseminação do neuromarketing entre os pequenos negócios é o custo.

Segundo pesquisas de mercado, os preços para contratar uma consultoria especializada vão de R$ 45 mil até R$ 1 milhão, dependendo da complexidade da demanda.

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