Você já ouviu falar sobre o chargeback? Essa é uma manobra importante, criada pelas operadoras de cartão de crédito para trazer mais segurança nas compras feitas através deste método. Para o consumidor, é uma forma de garantir que ele não seja lesado, caso uma compra não obedeça às regras ou que não seja reconhecida.
Por outro lado, para as empresas, o chargeback apresenta um potencial de risco. Se o número de estornos for alto, não existe nenhum ganho, apenas as despesas que podem ter ocorrido. Então, se você trabalha com venda de produtos através do cartão de crédito, precisa ficar atento a essa prática. Continue lendo o post, entenda o que é chargeback, como ele pode prejudicar sua empresa e como se proteger.
O que é chargeback?
Antes de qualquer coisa, é preciso entender o que é o chargeback. Essa situação ocorre quando uma compra, geralmente online, é cancelada. É uma situação que tem se tornado cada vez mais comum, provavelmente por conta do crescimento das compras online.
O mais comum é que ocorra porque a pessoa não reconhece alguma compra em sua fatura. Neste caso, ela entra em contato com a empresa de cartão que estorna a fatura. Pode acontecer que o cartão foi roubado ou clonado, por exemplo.
Contudo, esse não é o único motivo pelo qual ocorre o chargeback. Também pode ser o que ocorra um erro na cobrança, com o valor sendo maior do que o esperado. Também é possível que o público não receba o seu produto. Por fim, não é possível desconsiderar atos de má fé. Esses também podem acontecer e a empresa tem certos recursos para reverter o estorno.
Por que o chargeback é um risco para as empresas?
Como vimos, o chargeback é importante para proteger os consumidores. Por outro lado, acabou se transformando em uma grande fonte de risco potencial, pois são as lojas que passam a arcar com o prejuízo. Na maioria dos casos, as operadoras não se responsabilizam pelo chargeback, mesmo quando ocorre uma situação de fraude. Ou seja, se isso acontecer de forma recorrente, uma empresa pode ter muitos prejuízos.
O problema é que essa prática se torna cada vez mais comum. No Brasil, o e-commerce sofre uma tentativa de fraude a cada 5 segundos. Ou seja, existe muito risco e muito dinheiro em jogo.
Como evitar o chargeback?
Portanto, sua empresa precisa se proteger ao máximo possível e evitar o chargeback. Existem algumas formas de fazer isso, como apostar em um modelo de checkout ou de vendas mais seguro. Também é interessante aumentar a segurança através de códigos de verificação, pedidos de senha e outros.
Como a fraude é o maior fator de risco do chargeback, o ideal é fazer a análise de risco. Através dele, é feito um cruzamento de dados entre o cartão e o consumidor, para saber se ele tem um histórico de ter este comportamento ou se existe o risco de ter uma compra fora do normal.
A Brasil Consultas pode ajudar você nesse processo, permitindo uma análise do CPF ou CNPJ de cada um dos compradores. Quer saber como funciona? Então acesse o site da Brasil Consultas e conheça mais!