Desde abril de 2020, proprietários de veículos já podem imprimir o documento do carro em casa. O CRLV Digital, como é chamado agora, é o famoso “documento do carro” ao qual as pessoas se referem. Se você possui um automóvel, certamente tem o seu.
Além disso, vez ou outra, você já deve ter se perguntado: onde coloquei os documentos do carro? Essa pergunta é recorrente, principalmente para quem não deixa o documento dentro do veículo o tempo todo.
Nos últimos meses, o Denatran liberou o CRLV-e para ser impresso ou baixado no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, junto com a CNH. Por isso, nós vamos lhe ajudar e ensinar como imprimir o documento do carro em casa.
Passo a passo para imprimir o documento do carro
Imprimir o documento do carro em casa é muito fácil. Em poucos minutos, você poderá ter o seu. O melhor de tudo é que você pode imprimir quantas vezes quiser! Perdeu ou estragou? Imprime de novo.
Vamos lá?!
- No Portal de Serviços do Denatran, clique em “Entrar com gov.br”, na barra lateral à esquerda;
- Você será encaminhado a uma página de login. Entre com seu CPF e senha. Caso ainda não tenha, clique em “Crie Sua Conta” e faça o cadastro;
- Autorize o Portal de Serviços a acessar seus dados pessoais;
- Clique em “Baixar CRLV”, no menu lateral à esquerda;
- Insira seu Renavam, a placa do veículo e o código de segurança do CRV. O código fica ao lado do Estado de origem do veículo no documento, e possui 11 dígitos;
- Agora você pode baixar o documento. Clique em CRLVDigital.pdf para baixar ou abrir o arquivo;
- Pronto! Seu CRLV-e está pronto para uso. Basta imprimi-lo.
A autenticidade do CRLV-e pode ser verificada por meio do QR Code do documento, no aplicativo Vio. Este é o mesmo aplicativo que as autoridades de trânsito utilizam para fazer a conferência em uma abordagem.
Informações importantes sobre o CRLV-e
Algumas outras informações pertinentes a respeito do documento do carro:
- O CRLV-e possui validade jurídica;
- Você pode baixar a versão virtual no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito. Neste caso, o porte do documento em papel é dispensado;
- O CRLV Digital só é emitido se o solicitante estiver com obrigações e débitos do veículo em dia;
- Você pode imprimir o documento do carro em casa quantas vezes quiser;
- Veículos de Pessoa Jurídica conseguem imprimir o CRLV-e pelo portal do Denatran, com login por Certificação Digital;
- Além do Portal de Serviços do Denatran, também é possível obter o CRLV-e no site do Detran do seu Estado.
Preciso portar o CRLV?
Essa é uma dúvida recorrente e nós vamos respondê-la. Em 2016, o artigo 133 do Código de Trânsito Brasileiro sofreu uma alteração.
Nele, o CRLV tem o porte dispensado, desde que o agente de fiscalização consiga verificar o licenciamento do veículo por sistema informatizado. Quando isso ocorre, o condutor está isento de multa.
No entanto, se o agente não consegue acessar qualquer sistema para verificar a situação, a multa deve ser dada. A multa, neste caso, será de R$ 88,38, uma infração leve, e medida de retenção do veículo até a apresentação do documento.
Ou seja, é melhor andar com o documento sempre, pois nunca se sabe se o agente de trânsito terá um sistema à sua disposição. Com a praticidade de imprimir o CRLV em casa, fica mais fácil ainda!
Para fazer consultas cadastrais e dívidas de veículos, visite nosso site!