Como funciona o serviço Atende para deficientes físicos?
O Serviço de Atendimento Especial, ou Atende, é uma modalidade de transporte gratuito, porta a porta, destinado às pessoas com deficiência física severa, com alto grau de dependência, que necessitam de transporte diferenciado.
Os veículos do Atende são equipados com plataforma de elevação para embarque e desembarque e são adaptados para garantir conforto e segurança aos seus usuários.
O Atende funciona, das 7h às 20h, de segunda-feira a domingo.
A quem se destina o Serviço Atende?
Destina-se, exclusivamente, às pessoas com deficiência física e mobilidade altamente reduzida, associada ou não a outra deficiência, que não tenham condições de se locomover com autonomia nos demais meios de transportes coletivos.
Pessoas que apresentem doenças como, Insuficiência Renal Crônica, Diabetes, Câncer, Aids, Obesidade Mórbida e deficiências mentais, visuais e auditivas, se nãoestiverem associadas à deficiência motora com comprometimento severo da mobilidade, não são caracterizadas com o perfil previsto para utilizar o serviço, segundo a legislação e regulamento do Serviço.
Como posso me inscrever no programa Atende?
O passageiro ou seu responsável deve comparecer a um Posto de Atendimento da SPTrans ou às Subprefeituras e retirar a Ficha de Avaliação Médica ou imprimi-la aqui.
Então, deverá encaminhar a Ficha ao médico que acompanha a pessoa com deficiência. O profissional é de livre escolha do passageiro.
Depois que o médico preencher a Ficha, o passageiro ou seu responsável comparecerá a um dos Postos de Atendimento da SPTrans ou às Subprefeituras entregará e ficha preenchida pelo médico e preencherá duas outras: a Ficha de Inscrição, com os dados pessoais do passageiro, e a Ficha de Programação de Viagens, com os desejos de viagens do pretendente.
Após a conclusão da inscrição, será entregue um Protocolo de Inscrição.
A documentação será avaliada pela SPTrans, quanto ao perfil exigido e, caso a inscrição seja aceita, o passageiro ou seu responsável receberá um contato tratando do início do atendimento. Se o passageiro não apresentar o perfil necessário, receberá uma carta informando sobre a impossibilidade.
Usuário:
1. CPF e RG originais ou certidão de nascimento original, em caso de menor de idade
2. Comprovante de endereço (conta de água, luz ou telefone)
Responsável/representante:
1. RG (original)
2. Comprovante de endereço (conta de água, luz ou telefone)
Outras informações necessárias:
– Estado civil; escolaridade; moradia; composição familiar (parentesco, idade, ocupação e renda); e gastos mensais.
Quais são os horários e endereços dos Postos de Atendimento do Atende?
Horários de atendimento: de 2ª a 6ª feira, das 8h às 16h
Para conhecer o posto de atendimento mais próximo à sua residência acesse o link:
http://www.sptrans.com.br/passageiros_especiais/atende_postos.aspx