Como abrir um escritório de cobrança?
Se tem um mercado que tem crescido bastante, principalmente nos últimos dez anos, é o mercado para escritório de cobrança.
Hoje, o brasileiro é considerado amador quando se diz respeito à trabalhos relacionados com a alta de crédito com juros mais baixos, e isso faz com que a inadimplência cresça cada vez mais no Brasil.
Segundo a Associação Nacional das Empresas de Recuperação de Crédito, mesmo o país passando por uma crise bem agravante atualmente, o crédito no mercado continuará crescendo de forma acelerada, isso faz com que o segmento de escritório de cobrança se torne um bom empreendimento.
Porém, para que você obtenha um bom retorno nesse tipo de mercado, deverá se especializar em setores econômicos mais específicos, e os especialistas apontam que os segmentos mais rentáveis são o crédito imobiliário e o crédito educacional.
Fatos Importantes para a Montagem de um Escritório de Cobrança
A primeira coisa que devemos pensar na hora de montar um escritório de cobrança é na sua localização, já que segundo especialistas a escolha do local responde por 25% do sucesso desse tipo de empreendimento.
Procure um local que esteja próximo a um grande número de concentração de pessoas, que seja de fácil acesso e que, principalmente seja próximo de pontos de transportes públicos, como ônibus, metrô ou trens.
Outro fator importante é que você conte com a ajuda de um contador experiente, pois para abrir um escritório de cobrança, você deverá legalizá-lo nos seguintes órgãos:
– Junta Comercial;
– Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
– Secretaria Estadual de Fazenda;
– Prefeitura Municipal, para obter o alvará de funcionamento;
– Enquadramento na Entidade Sindical Patronal em que a empresa se enquadra (é obrigatório o recolhimento da Contribuição Sindical Patronal por ocasião da constituição da empresa e até o dia 31 de janeiro de cada ano);
– Caixa Econômica Federal, para cadastramento no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”;
– Corpo de Bombeiros Militar.
Já a estrutura poderá ser definida de forma simples dividida em três áreas:
1) Área operacional – que é aquela que contará com assistentes de diferentes especializações que serão o primeiro contato com o cliente.
2) Área de Telecobrança –é aquela que contará com profissionais que farão contato com os clientes notificando-os de sua dívida, propondo acordos ou até mesmo convidando-os para comparecerem até o escritório de cobrança para buscar soluções sobre sua dívida.
3) Escritório da Administração – é o espaço para se cuidar da parte administrativa da empresa, para se fazer prospecção de clientes além de negociações, etc.
Elemento Importante em Um Escritório de Cobrança
Existem empresas especializadas em consultas que podem ser de extrema importância para um escritório de cobrança porque eles fornecem serviços importantes como consultas de crédito e localização de pessoas e empresas que podem auxiliar na cobrança já que muitas vezes, os dados para que se faça o contato com o cliente ou empresa devedora quase nunca estão atualizados.
Uma das empresas que tem tido destaque por estar há mais de dez anos no mercado e por contar com um cadastro dos mais atualizados é a Brasil Consultas.
ABrasil Consultas também contas com planos especiais que irão fazer do seu empreendimento de cobrança, um empreendimento de excelência!
Consulte os planos da Brasil Consultas: https://brasilconsultas.com.br/