Cobrar clientes é sempre tarefa difícil, pois é preciso cobrar de maneira efetiva mas sem perder o bom relacionamento com o cliente.
Na hora de comprar o produto ou contratar o serviço, o cliente sempre tem urgência, mas na hora de pagar nem sempre é assim. Muitos afirmam que geralmente os mais exigentes são os piores pagadores. Claro que isso é apenas uma convicção de alguns, mas por vezes essa máxima parece bem real.
Separamos oito dicas para te ajudar na hora de cobrar seus devedores:
1- Não tenha vergonha de cobrar
Cobrar é um direito seu. Qualquer compra e venda é um acordo entre duas partes e se você cumpriu com a sua parte, nada mais justo que o inadimplente cumpra com a dele.
Claro que essa cobrança deve ser feita sempre de maneira ética, educada e respeitosa, sem coações e nem constrangimentos.
2- Aumente o teor da cobrança gradativamente
A obrigação de quem compra é pagar, mas não podemos deixar de relevar alguns fatores. Ás vezes em meio a tantos compromissos e obrigações, se o devedor não for alguém organizado, pode acontecer de realmente se esquecer da data de pagamento ou até mesmo de se enrolar financeiramente por um simples erro de administração.
Portanto não há necessidade de cobrar o cliente declaradamente em um primeiro momento. Isso pode acontecer de forma gradativa, para que o relacionamento com cliente não seja prejudicado ou até mesmo para não criar um desconforto que deixe o cliente aborrecido com a empresa e deixe de pagar a dívida por questões pessoais.
A “cobrança” pode começar apenas com um lembrete acerca da data de vencimento do pagamento. Essa notificação pode ser feita até mesmo por e-mail, para que o cliente não se sinta pressionado. É sempre bom que a empresa tenha designado um e-mail próprio para esse fim, para dar mais seriedade na cobrança.
Se o lembrete não adiantar, daí sim a cobrança pode ser realizada por contato telefônico, dizendo que está ligando para informar que venceu a data de pagamento.
Se não considerar muito invasivo, você pode enviar também um SMS para o cliente, pois existe grande possibilidade de que ele veja.
Porém se o atraso já tem um tempo e está caminhando para o calote, daí é preciso ser mais objetivo na cobrança, informando que caso a dívida não seja paga, o cliente poderá ter seu nome incluído nos órgãos de proteção ao crédito. Não adiantando, cumpra com o aviso e o negative. Muitos devedores só fazem o pagamento do débito quando recebem a notificação do órgão de proteção ao crédito.
3 – Tenha os dados do cliente
No momento da compra é muito importante recolher o máximo de dados possíveis do cliente, como e-mails, telefones e endereço. Confira-os enviando e-mail, ligando nos números e pedindo comprovante de endereço no nome do cliente ou da empresa dele.
Essas informações são muito importantes para que a cobrança tenha sucesso.
4- Envie boletos com o valor atualizado
O boleto é uma ótima opção de cobrança, pois além de lembrar ao cliente da dívida, ele ainda pode ser pago sem que o cliente precise entrar em contato, coisa que deixa alguns envergonhados ou até mesmo se esquecem de fazer.
5- Cuidado com os excessos
Cobrar o cliente todos os dias, por exemplo, não é eficaz. Afinal, além de criar um mal-estar e espantar o cliente, isso não vai fazer com que o dinheiro apareça para que o cliente pague. É mais fácil conseguir receber através da educação do que da pressão.
Lembrando também que a cobrança abusiva e excessiva é crime de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.
6- Forneça alternativas de pagamento
É melhor receber de forma parcelada do que não receber. Nem sempre o cliente tem o dinheiro para quitar á vista aquele débito, então vale a pena reduzir multas e juros, parcelar através de cartão de crédito e etc.
7- Tenha um bom serviço pós-venda
Alguns clientes justificam a inadimplência pela insatisfação. Portanto, ao realizar um serviço pós-venda buscando saber da satisfação do cliente quanto ao produto, serviço ou entrega é muito importante, afinal além de estreitar a relação com o consumidor, também traz um feedback sobre o que pode ser melhorado.
Assim, quando houver atraso no pagamento, existe uma liberdade melhor para conversar com o cliente e deixá-lo a vontade para expor os motivos do atraso, se é causa financeira, esquecimento e etc. O cliente passará a vê-lo como parceiro e não como carrasco. O bom relacionamento com o consumidor não pode ser somente no momento da venda, é preciso que exista uma manutenção desse contato.
8- Encontre o cliente
Não conseguir encontrar o cliente devedor é algo muito recorrente. Mesmo confirmando as informações do cliente no momento da venda, como endereço e telefones, ainda assim alguns parecem desaparecer como num passe de mágica, sem deixar rastro ou contato. E nem sempre é proposital. Ás vezes por eventualidades como troca de endereço, mudança de número de telefone ou ida para outro estado, o consumidor perde o contato e até fica sem ter como procurar a empresa e notificar essas alterações.
O site Brasil Consultas também pode ajudar efetivamente nesse ponto, pois oferece consultas de localização de devedores para empresa. A partir de nome, endereço, telefone e CPF, o devedor pode ser localizado com mais facilidade através dos dados trazidos na consulta, que é á nível nacional.
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Ótimo