O que é monopólio?
O monopólio é a situação em que há apenas um fornecedor de determinado bem ou serviço no mercado.
Nesse caso, o monopolista pode diminuir sua produção para elevar os preços até atingir o ponto em que a quantidade produzida, multiplicada pelo preço praticado, gera à empresa o lucro máximo.
Os preços artificialmente elevados excluem consumidores potenciais do bem ou produto, e por não existirem outras empresas disputando o mercado, o monopolista não tem tantos incentivos para buscar inovações tecnológicas e formas mais eficientes de operar.
O que é monopólio natural?
Em alguns casos, o monopólio pode ser a forma mais eficiente de se produzir um bem ou serviço.
Essa situação, conhecida como monopólio natural, é geralmente observada quando existem elevadas economias de escala ou de escopo em relação ao tamanho do mercado.
Em tais condições, torna-se ineficiente ter duas ou mais empresas em operação e, a fim de afastar os abusos por parte do monopolista, faz-se necessária a regulação do mercado.
O que é monopsônio?
O monopsônio é uma situação semelhante ao monopólio, só que pelo lado do consumidor.
Ou seja, é quando há apenas um comprador para determinado bem ou serviço e diversos fornecedores.
Nesse caso, assim como ocorre no monopólio, o poder de mercado, agora exercido pelo comprador único, pode levar à perda de bem-estar econômico para a sociedade.
Por que o monopólio pode ser prejudicial?
Monopólio significa a existência de apenas um ofertante de um determinado bem ou serviço.
Empresas monopolistas podem determinar os preços de mercado por meio do controle da quantidade ofertada.
Como não tem concorrentes, o monopolista pode restringir a produção e, assim, elevar os preços de mercado, até que obtenha o máximo lucro possível.
Comparado com um mercado competitivo, o monopólio produzirá quantidades menores e preços maiores do que os que prevaleceriam em uma situação competitiva, com perdas para o bem-estar da sociedade.
Sem rivalidade de concorrentes, o monopolista pode também incorrer em ineficiências produtivas.
Além disso, monopólios têm pouco estímulo para perseguir inovações e elevar a qualidade de seus produtos.
A existência de outros concorrentes gera a necessidade de investir e inovar, como condição para não perder participação de mercado. Isso implica maior desenvolvimento tecnológico, com consequentes benefícios para a sociedade.
Entretanto, o monopólio pode constituir uma forma eficiente de organizar a produção quando existem elevadas economias de escala e escopo, em relação ao tamanho do mercado atendido pelo monopolista.
Quando isso ocorre, seria ineficiente a presença de mais de um produtor no mercado (trata-se de uma situação denominada de monopólio natural).
Nesse caso, como a presença de rivais será eliminada pela própria concorrência, o controle do poder de monopólio exige a regulação do mercado.