Como devo proceder para obter medicamentos de alto custo pelo SUS?
No caso dos remédios de alto custo é necessário se informar sobre esse serviço na unidade de saúde em que foi consultado ou onde obteve o laudo médico, pois apenas neles é possível realizar o pedido do medicamento.
Ao se dirigir ao endereço indicado, é necessário portar o RG, o Cartão do SUS, o formulário fornecido preenchido pelo médico e as duas vias da receita médica do medicamento de alto custo.
O remédio de alto custo deve ser retirado mensalmente por três meses e sempre com uma nova receita médica.
Após esse período, é necessário refazer a solicitação por mais três meses, repetindo todo o processo.
Sua dispensa segue regras e critérios específicos, como diagnóstico, acompanhamento, entre outros.
Quais Medicamentos que podem ser conseguidos pelo SUS?
Há uma lista com 560 remédios distribuídos gratuitamente pelo país, sempre nas unidades de saúde.
Tais medicamentos classificam-se em três grupos, conforme o tipo de doença: básico (incluem remédios para diabetes e hipertensão), estratégico (para doenças como AIDS, hanseníase e tuberculose) e especializado (ou de alto custo).
Para os medicamentos de alto custo, o SUS possui 147 remédios para doenças, como problemas pulmonares e cardíacos crônicos e Alzheimer, entre outras.
Como faço para renovar as receitas para medicação de uso continuo?
Você deve se programar 10 dias antes do término do seu medicamento e solicitar junto a sua Unidade de referência a renovação da mesma, o prazo de entrega é 7 dias úteis.
Após algumas renovações o médico pode solicitar que você venha consultar antes de renovar a próxima receita.
Qual a diferença entre a Unidade de Saúde da Família e a Unidade de Pronto Atendimento?
Unidade de Saúde da Família (USF) –é a porta de entrada do SUS.
Na Unidade de Saúde que o cidadão tem as consultas regulares com Enfermeiro, Médico e Dentista, recebem acompanhamento, medicamentos e vacinas.
São realizados os procedimentos: renovação de receita, curativos, nebulização, educação em saúde, consultas de rotina e queixas antigas, lavagem de ouvido, pré-natal, puericultura, testes rápidos (gravidez, HIV, sífilis, hepatites), retirada de pontos, preenchimento de formulários para INSS, exame de colo de útero, exame das mamas e exame físico em geral.
Unidade de Pronto Atendimento (UPA) –É a unidade fixa de emergência e urgência, funciona 24horas por dia, sete dias na semana.
Na UPA é realizado o primeiro atendimento ao paciente em situações de risco a vida.
São atendidos e diagnosticados problemas cardíacos, fraturas, cortes, quedas/traumas, queimaduras, hemorragias, alergias, gestante em trabalho de parto, convulsão, entre outras.
Após o primeiro atendimento se o paciente ficou estável, será encaminhado para iniciar o tratamento na Atenção Básica (USF), se o paciente for grave após ser estabilizado será inserido no SISREG – Sistema de Regulação Estadual e permanecerá na UPA até que o estado forneça a vaga.
Após o cadastro o médico regulador do SISREG busca leito para a internação do paciente em vários hospitais credenciados ao SUS em todo o estado.
Assim que a vaga é liberada eles comunicam a UPA de Garuva que transfere o paciente ao hospital informado pelo SISREG via ambulância.
Nenhum paciente pode ser transferido sem estar regulado pelo estado.