Como economizar gasolina do carro?
Evite o uso do ar condicionado
O uso do ar condicionado gasta muito combustível. Mesmo no verão, é possível economizar com o ar condicionado, adotando pequenas mudanças, tais como estacionar o seu carro na sombra, desligar o ar condicionado pouco antes de chegar ao destino, utilizá-lo na potência baixa e aderir ao uso de película automotiva.
Antes de começar a rodar, verifique a pressão dos seus pneus
Um jogo inteiro de pneus com 6 libras a menos aumenta o consumo em 17,8%.
Controle o acelerador de velocidade
Alta velocidade resulta em maior gasto. Quanto mais rápido o veículo, maior a resistência ao ar e, consequentemente, maior o consumo de combustível. Manter uma velocidade constante ajuda na economia.
Verifique a manutenção periódica
Verifique se as velas estão reguladas, o óleo dentro das especificações e os vários filtros (ar, óleo) limpos. Estes influenciam não só no consumo do seu automóvel, mas também no desempenho.
Evite peso em excesso no carro
Quanto mais pesado o carro, maior a força necessária para deslocamento. Portanto, na hora de comprar carro, prefira um modelo mais compacto e evite bagageiros e suportes para bicicletas, por exemplo.
Conheça o seu automóvel
Leia o manual do proprietário para saber os pontos de troca de marcha, óleos recomendados, rotação de marcha lenta, e outras informações importantes de segurança.
Fuja do trânsito e semáforos
Opte por rotas para fugir do trânsito intenso ou de ruas com muitos semáforos. Quanto mais uniforme a velocidade do carro, evitando muitas frenagens e acelerações, menor o nível de consumo de combustível.
Freio motor é seu amigo
Usando mais o freio motor você gasta menos combustível do que o pedal (o carro anda por mais tempo). A central de injeção eletrônica corta o fluxo de combustível para o motor uma vez que o acelerador não é apertado (CONSIDERANDO QUE O CARRO NÃO ESTEJA EM MARCHA LENTA). O computador de bordo confirma.
Qualidade do combustível
Ao escolher o posto para colocar combustível no carro, peça dicas para motoristas de frota e taxistas que estão sempre de olho em produtos de qualidade com preços mais atrativos. Além disto, você evita combustível ruim e bombas fraudulentas.
Ao rodar tente manter uma velocidade constante
Assim a injeção não é forçada a reagir a acelerações repentinas.
Dirija como se você não tivesse freios e use o embalo o máximo possível
Ao dirigir em um local plano que não exija freadas bruscas seguidas de retomadas fortes, utilize o embalo do carro para diminuir o gasto de combustível. Essa técnica pode reduzir muito o consumo, pois as acelerações não vão gastar tanta gasolina quanto antes.
- Em carros mais novos, se ele estiver engatado e o seu pé não estiver no acelerador, os injetores se fecharão automaticamente, economizando bastante combustível. Isso significa que o seu carro andará no embalo enquanto gasta apenas uma pequena quantidade de combustível, usando o freio motor para controlar a velocidade.
- Não ande no embalo com o carro desengatado. Isso vai gastar mais combustível pois vai fazer o motor entrar no modo ocioso, o que exige mais gasolina do que simplesmente deixar o carro engatado e andar no embalo com leves toques no acelerador.