Como aceitar cartão em seu estabelecimento comercial?
Você deve preencher uma proposta no site da credenciadora:
– AmericanExpress: www.americanexpress.com.br
– Cielo: www.cielo.com.br
– Getnet: www.getnet.com.br
– Hipercard: www.hipercard.com.br
– Redecard: www.redecard.com.br
O que é Credenciadora?
Também conhecida como “adquirente”, a credenciadora é a empresa que credencia estabelecimentos para aceitação dos cartões como meios eletrônicos de pagamento na aquisição de bens e/ou serviços.
A credenciadora disponibiliza solução tecnológica e/ou meios de conexão aos sistemas dos estabelecimentos credenciados para fins de captura e liquidação das transações efetuadas por meio dos cartões.
Quais são as tarifas que o Estabelecimento paga à Credenciadora?
Em geral, as Credenciadoras cobram do estabelecimento duas taxas. São elas: – Taxa de aluguel do equipamento: cobranda mensalmente.
Garante o funcionamento do equipamento, suporte técnico, substituição de equipamento sem custo em caso de pane, atualização de softwares, entrega de bobinas para impressão do comprovante, entre outros serviços.
Cabe lembrar que, caso desejar, o estabelecimento comercial pode comprar seu próprio equipamento.
Neste caso, não há cobrança de aluguel e os serviços acima descritos devem ser contratados a parte, caso haja interesse. – Taxa de desconto: percentual do valor da venda. Varia de acordo com a negociação entre Estabelecimento comercial e Credenciadora.
O que é Estabelecimento Comercial Credenciado?
É a pessoa jurídica ou física, que está habilitada a aceitar pagamentos com os cartões e que utiliza equipamentos eletrônicos ou manuais, próprios ou disponibilizados pela credenciadora, para captura e submissão de transações com cartões.
O que é POS?
É o terminal eletrônico utilizado pelos estabelecimentos para pedir autorização, registrar operações feitas com cartão de crédito ou débito e para imprimir o comprovante de venda.
Como é feito o recebimento dos créditos?
O prazo para as Credenciadoras creditarem os valores das vendas efetuadas com cartão variam de acordo com a funcionalidade e forma de pagamento. São eles:
Compras com cartão de débito: o crédito é feito em D1
Compras a vista com cartão de crédito: o crédito é feito D30
Compras parceladas pelo Estabelecimento Comercial: D30, D60 … (de acordo com a quantidade de parcelas)
Compras parceladas pelo Emissor do cartão: D30
Cabe ressaltar que o Estabelecimento Comercial pode realizar a antecipação do recebível junto a seu domicílio bancário ou com a Credenciadora. Desta forma, o valor a receber é creditado antes dos prazos descritos acima.
O montante creditado corresponde ai valor de venda, subtraído de uma taxa, denominada “taxa de esconto”, a qual é acordada entre as partes.
Os créditos dos estabelecimentos são lançados com histórico específico.
A transação não foi aprovada no momento da compra. O que pode ter acontecido?
Existem alguns motivos que podem fazer com que a sua compra não seja aprovada no momento da transação.
Exemplos: se você não tiver limite de crédito suficiente no momento da transação; se o seu pagamento da fatura ainda não foi processado; falha de comunicação dos sistemas; problemas de leitura das informações do seu cartão; cartão vencido; senha inválida; atraso no pagamento; suspeita de fraude ou uso indevido por terceiros e outras.
Caso sua despesa não seja aprovada, você pode obter mais informações, por meio de contato com a Central de Atendimento do seu cartão, onde eles terão condições de verificar o motivo pelo qual você não consegue realizar essa compra.
O que fazer caso o cartão estiver bloqueado?
Quando o terminal POS mostrar a mensagem “TRANSAÇÃO DESBLOQ. CARTÃO”, oriente o seu cliente a ligar para a Central de Atendimento do Cartão e solicitar o desbloqueio do mesmo.
Como identificar se um Estabelecimento Comercial aceita cartão?
Os estabelecimentos comerciais que aceitam cartões de crédito e de débito como forma de pagamento costumam estar sinalizados com adesivos ou plaquinhas com o logotipo da bandeira do seu cartão na entrada ou no caixa.
Antes de iniciar as suas compras na loja, certifique-se de que seu cartão é aceito naquele estabelecimento. Na dúvida, pergunte ao vendedor se a loja aceita o seu cartão.
Quais são as opções de parcelamento de compra?
Alguns estabelecimentos comerciais permitem que sejam feitas compras parceladas. Ao parcelar uma compra, você deve lembrar que as parcelas comprometerão seus orçamentos dos próximos meses, além do valor total da compra comprometer o seu limite de crédito, que é restabelecido à medida que as parcelas são pagas.
Existem duas formas de parcelar uma despesa no cartão de crédito. São elas:
1. Parcelado lojista: é quando a loja lhe oferece a opção de pagamento de sua compra em parcelas fixas. Neste caso você paga a compra parcelada e a loja também recebe o valor em parcelas mensais
2. Parcelado emissor: é quando o emissor do seu cartão financia a sua compra para você pagar de forma parcelada. No parcelado emissor será incluído no valor da sua compra os juros e demais encargos cobrados pelo emissor. Nas compras financiadas pelo emissor o lojista recebe o valor da venda de uma vez
O que é Bandeira?
É a empresa que oferece a organização, estrutura e normas operacionais necessárias ao funcionamento do sistema de cartão.
A bandeira licencia o uso de sua logomarca para cada um dos emissores e credenciadoras, a qual está indicada nos estabelecimentos credenciados e impressa nos respectivos cartões, e viabiliza a liquidação dos eventos financeiros decorrentes do uso dos cartões e a expansão da rede de estabelecimentos comerciais credenciados no País e no exterior.
O que é Comprovante de Venda?
Documento que comprova a autorização da venda. Em geral são emitidas suas vias sendo que uma fica com o portador – para comparação com o demonstrativo mensal da fatura – e a outra, com o estabelecimento comercial na hora da venda.
A via informa os detalhes da compra – valor, data, hora, código, nome do estabelecimento e número do cartão.