O que é Arquivo Nacional?
O Arquivo Nacional é um órgão subordinado ao Ministério da Justiça e Cidadania que guarda, preserva, dá acesso e divulga documentos públicos, produzidos, em sua maior parte, pelo Poder Executivo Federal, mas também provenientes dos poderes Legislativo e Judiciário; e documentos privados, de pessoas físicas e jurídicas.
Além disso, seu corpo técnico presta orientações a instituições públicas no que diz respeito à gestão e preservação de seus documentos.
Os documentos sob custódia do Arquivo Nacional estão abertos a todos os cidadãos que necessitam comprovar seus direitos e aos pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento, que encontram, na Instituição, fontes para a produção de trabalhos monográficos, dissertações, teses, filmes, livros, campanhas publicitárias, séries televisivas, entre outros.
Que documentos podem ser encontrados no Arquivo Nacional?
O Arquivo Nacional possui documentos do século XVI ao XXI.
Entre eles, encontram-se:
- a Lei Áurea e as Constituições Brasileiras; documentação sobre a entrada de imigrantes; oito mil obras raras; mapas do século XVI ao XIX;
- fotografias do século XIX e XX, tais como as produzidas pela Família Ferrez e pelo jornal Correio da Manhã;
- imagens em movimento da Agência Nacional; rótulos e marcas de produtos nacionais e estrangeiros da virada do século XIX;
- pedidos de patentes industriais das últimas décadas do século XIX e do início do século XX;
- documentos de entidades extintas, como o Instituto do Açúcar e do Álcool, Instituto Brasileiro do Café, Companhia de Navegação Lloyd Brasileiro, Companhia Brasileira de Infraestrutura Fazendária, Centro Brasileiro para a Infância e Adolescência, Rede Federal de Armazéns Gerais e Ferroviários;
- e documentos produzidos pelos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Informações e Contrainformação (SISNI), que vigorou durante o regime militar no Brasil (1964-1985).
Quem pode consultar os documentos do Arquivo Nacional?
Todo e qualquer cidadão, nacional ou estrangeiro, maior de 18 anos.
É obrigatório que os usuários se cadastrem no SIAN, pessoalmente na Sala de Consultas, ou diretamente pela internet, no site do Arquivo Nacional.
Na Sala de Consultas, o cadastro é feito mediante a apresentação de CPF e documento de identificação com foto, ou passaporte para os estrangeiros.
Para efetuar o cadastro pela internet, o usuário deve entrar em http://sian.an.gov.br/sianex/consulta/login.asp
Os menores de 18 anos não podem ser cadastrados. Caso desejem realizar pesquisas na Instituição, devem estar acompanhados de um responsável.
O Arquivo Nacional oferece atendimento a distância?
Sim. Por meio de correspondência postal e eletrônica, o usuário pode obter informações sobre a documentação de seu interesse, além de receber reproduções e/ou certidões, mediante solicitação e pagamento antecipado.
O serviço de atendimento a distância é oferecido a pessoas físicas e jurídicas (públicas e privadas), sejam elas nacionais ou estrangeiras.
Endereço postal: Praça da República, 173 / Centro – Rio de Janeiro, RJ / CEP 20211-350 Correio eletrônico: consultas@arquivonacional.gov.br; Informações: Tel. (55+21) 2179-1257
O Arquivo Nacional não realiza consultas por telefone.
A consulta ao acervo é paga?
A consulta é gratuita. Apenas os serviços de reprodução são cobrados.
Como faço para agendar uma visita ao Arquivo Nacional?
O Arquivo Nacional oferece visitas técnicas com o objetivo de proporcionar conhecimento sobre as atividades de gestão de documentos, tratamento técnico, pesquisa, preservação, restauração e acesso.
Alunos de escolas, de universidades e o público em geral também podem conhecer a Instituição por meio de visitas e palestras proferidas por técnicos no Auditório Principal do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro.
As visitas devem ser agendadas com a área de Supervisão de Educação em Arquivos, pelo formuláriohttp://arquivonacional.gov.br/visitas.html.
Em caso de dúvidas utilize o telefone: (+55 21) 2179-1256, ou escreva para: visitas@arquivonacional.gov.br.