Quais serviços do INSS podem ser feitos pela internet?
Tempo é um dos maiores bens que o ser humano pode ter, e é exatamente por esse motivo que o INSS está disponibilizando pela internet os serviços mais procurados nos postos, para facilitar a vida dos segurados.
Os segurados do INSS não precisam mais agendar atendimento no posto da Previdência Social para ter acesso às suas informações e solicitar serviços no instituto, basta acessar o site e lá estarão disponíveis serviços como consulta de extrato de pagamento do mês, atualização de endereço , acompanhamento de pedidos de benefício, revisão e simulação de aposentadoria para quem está prestes a se aposentar, além de outros serviços.
Para acessar o site do INSS clique no link a seguir ou digite o site: www.servicos.inss.gov.br
Lá, também é possível pedir a segunda via da certidão de saque do PIS/Pasep e FGTS e também pagar a seguridade social.
É muito importante lembrar que, para que o segurado consiga se cadastrar no site, após preencher os dados, como nome, CPF, data de nascimento e nome da mãe, é necessário que o segurado entre em contato com a Central 135 informando o número de acesso que aparecerá no site assim que for preenchido os dados.
Só será possível acessar os serviços do INSS após a Central 135 validar a senha, por isso não deixem de ligar.
No site também estará disponível a contagem de tempo de serviço vinculada ao Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).
O CNIS é a base de dados nacionais do INSS, que contém informações cadastrais dos trabalhadores empregados, dos contribuintes individuais, dos empregadores, dos vínculos empregatícios e de remunerações.
Com o CNIS, o segurado também pode fazer o cálculo da nova aposentadoria no site da Previdência usando os dados das contribuições.
Os documentos necessários para poder dar entrada na aposentadoria são: CNIS, RG, CPF, cartão do PIS/Pasep, além de carteiras de trabalho e carnês, se for o caso.
O segurado também deve se lembrar que é extremamente importante manter endereço, telefone e e-mail atualizados.
Também será possível atualizar os dados através do site do INSS.
Outras formas de conseguir o extrato CNIS
Também é possível obter o extrato CNIS através do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, se você possui conta corrente nesses bancos.
É possível consultar tanto no Internet Banking quanto no caixa eletrônico.
Pelo site do Banco do Brasil, você seleciona a opção “Conta Corrente”, vai na guia “Extratos Diversos” e clica a opção “Previdência Social”.
Já, acessando a conta no site da Caixa Econômica, clique o link “Extrato Previdenciário”, disponível no menu “Cidadão Online”, do lado direito da página principal.