Posso abrir uma empresa com o nome sujo?
Antes de responder a essa pergunta, precisamos entender o que é “ter o nome sujo”. Usamos essa metáfora quando você tem restrições em órgãos como SPC, SCPC e Serasa.
Se você tem restrições nesses órgãos, a resposta é sim, você pode abrir uma empresa com o nome sujo, pois a Lei Complementar 123 de 14 de dezembro de 2003 não prevê obstáculos a sua abertura por causa de restrições cadastrais, já que pessoas físicas são separadas de pessoas jurídicas.
Por que explicamos sobre o significado de nome sujo no início da matéria?
Porque se você tiver restrição no CPF, não poderá abrir empresa, mas restrição no CPF não é restrição no nome e sim, restrição federal e você deve consultar seu CPF no site da Receita Federal e, caso esteja constando como irregular, verifique com esse órgão como normalizar seu documento.
Desvantagens de abrir empresa com restrição no nome
Apesar de ser permitido abrir uma empresa com o nome sujo, não é aconselhável, pois apesar da permissividade em se abrir a empresa, o nome restrito irá lhe impedir de conseguir ter acesso a financiamentos e diversos tipos de créditos.
Outra coisa que lhe dificultará a vida empresarial com empresa aberta com restrição no nome é a dificuldade que se terá em conseguir abrir uma conta bancária, muitos bancos vão consultar o nome e a grande maioria não aceita a abertura de conta nestas condições.
Assim sendo, abrir uma empresa com o nome sujo poderá deixar sua pessoa jurídica de mãos atadas, o ideal é negociar sua dívida e realizar a abertura de sua empresa após a devida solução para limpar seu nome.
Como faço para consultar meu CPF?
Para verificar se o seu CPF está regular, basta acessar o site da Receita Federal através do link: https://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/SSL/ATCTA/CPF/ConsultaSituacao/ConsultaPublica.asp
Se estiver constando regular, muito bem. Se constar irregular, entre em contato com a Receita Federal e verifique como regularizar.
Visitor Rating: 5 Stars
Visitor Rating: 5 Stars