Skip to main content

Vantagens e desvantagens de pagar à vista ou parcelado

Chegou a hora de você fazer aquela compra desejada e bateu a dúvida se você deve pagar à vista ou parcelado?
Não se preocupe, isso é normal e a resposta nunca é exata, pois é necessário que se avalie muitas variáveis antes de escolher a forma com que você vai fazer o seu pagamento.

Vamos aqui nesse artigo tentar direcionar a sua decisão para que, quando surgir a oportunidade de que se faça a sua compra você tenha um norte para que você tenha a certeza de ter tomado a decisão certa. Diremos as Vantagens e Desvantagens de pagar à vista ou parcelado. Veja:

Consulta CPF CNPJ Online

Vantagens e desvantagens de se comprar à vista


Vantagens de pagar à vista:

Uma das grandes vantagens de pagar à vista é a possibilidade de
que você faça uma boa economia. Como? Eu explico, se você tem a disponibilidade para utilizar o dinheiro todo, na maioria das vezes esse tipo de compra oferece um desconto para o pagamento.
Porém, há uma chance de não haver o desconto com o pagamento à vista, mas mesmo que não ofereçam, você pode se tornar um negociador e fazer propostas ao vendedor que, se achar vantajoso, poderá fazer um preço mais baixo do que o proposto no início.
Contudo, deve ser observada é que, quando você tem o dinheiro todo ele fica aplicado. E se está aplicado, ele gera uma porcentagem de rendimento e aplicação. Se os juros do parcelamento for maior que os juros da aplicação, é mais vantajoso comprar à vista.

Como consultar meu o PIS pelo CPF?

Desvantagens:

Se você pagar à vista e usar todo o dinheiro que você tem
guardado, você pode deixar o seu orçamento comprometido. Portanto, se aprece uma emergência como a doença de alguém da família ou mesmo de você próprio, pode lhe faltar dinheiro para tal emergência.
Também se você pretende comprar algo muito caro como um carro, por exemplo, você pode demorar muito tempo para juntar esse valor à vista.

Vantagens e desvantagens de se comprar parcelado


Vantagens de pagar parcelado:

Se lhe oferecem uma compra parcelada onde o parcelamento não
tenha o acréscimo de juros é uma boa opção, mas atenção, verifique se as parcelas não irão comprometer gastos necessários para o orçamento familiar nem sobrecarregar o cartão de crédito que possui juros muitos altos na falta de pagamento da fatura.
Como dito lá em cima, aqui a vantagem é contrária, se os juros do rendimento for maior que os juros do parcelamento, opte pelo parcelamento.
E outra vantagem de pagar parcelado é, se você não tem o dinheiro do produto desejado todo à vista e for demorar muito e os juros do parcelamento não forem comprometedores, vale a pena parcelar.

Desvantagens:

Entretanto, a desvantagem de pagar parcelado é que, se você compra parcelado, dependendo do número de parcelas, você fica com seu orçamento comprometido. Se optar por outras compras parceladas pode acabar virando uma bola de neve e comprometer seus gastos.
Se você parcelar no cartão de crédito, por exemplo, os juros são exorbitantes e podem acabar fazendo com que a vantagem se torne desvantagem em pouco tempo.
Portanto, sempre fique de olho!

Gostou das nossas dicas sobre comprar à vista ou parcelado? Então, compartilhe esse post com um amigo para ele(a) aproveitar as dicas do Blog Brasil Consultas!

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

0 thoughts to “Vantagens e desvantagens de pagar à vista ou parcelado”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *