7 Razões para não adquirir um Título de Capitalização

sorte

Toda pessoa que tem conta bancária em movimento, em algum momento já receu uma proposta de Título de Capitalização, seja de seu gerente ou por serviço de telemarketing do banco.
Muitas vezes por não saberem o que é nem como funciona, muitos caem no canto da sereia dessas propostas. Alguns por não saber o que é , ou por desinformação de como funciona e acabam adquirindo um título de capitalização ao invés de abrir uma conta-popança, que rende mais.
Na prática, adquirir um título de capitalização é o mesmo que deixar seu dinheiro parado, perdendo a chance de investí-lo em algo mais rentável.

 

Separamos portanto, 7 razões para que não adquirir um título de capitalização.

1- Título de capitalização não é investimento.
A pessoa que compra um título de capitalização está sujeita a ter como retorno apenas parte do valor destinado. Ao pagar as parcelas, o comprador tem o direito á participar de sorteios de prêmios e dinheiro, o que faz do título de capitalização não um investimento, mas sim uma espécie de aposta, onde para obter qualquer vantagem será preciso contar com a sorte.
Apesar de parecem atrativos num primeiro momento por ter uma valor razoável e ser vendido com a promessa de receber pelo menos parte desse dinheiro da aquisição de volta, não se difere muito de uma loteria.
O que tem de mais negativo nessa visão de investimento que os bancos tentam passar aos compradores dos títulos de capitalização é o fato de não esclarecerem que o título de capitalização, na verdade, é uma aposta.

titulo-de-capitalizacao

2- O rendimento é menor que o da conta poupança.
Embora tentem te convencer de que o título de capitalização tem rendimento igual ou maior que ao da poupança, essa afirmação é ilusória, pois apenas parte do que é pago é rentabilizado. O restante é utilizado no pagamento de sorteios, taxas administrativas e custeamento dos prêmios concorridos.
Ou seja, mesmo que lhe ofereçam um título de capitalização onde renda juros mais altos que o de uma caderneta de poupança, deve-se levar em consideração que a maior parte dessa renda ficará com os custos, enquanto que na poupança você receberá integralmente.

 

3- Impostos poderão cobrados sobre seu título de capitalização.
Para quem não sabe, a poupança é uma das aplicações financeiras isentas de imposto de renda. Porém se por sorte você conseguir receber (seja em prêmios ou valores) através dos títulos de capitalização, um valor maior que o das mensalidades, você deverá pagar no imposto de renda, o que significa que o lucro que você pode conseguir fazer entrar, está sujeito a sair por outro lado…

 

4- Sua grana fica comprometida e você paga para resgatá-la antes de vencer.
Alguns títulos de capitalização funcionam como uma poupança programada, que trazem a promessa de devolver seu dinheiro ao fim do plano. Porém, caso haja um imprevisto e você precise resgatar esse dinheiro com urgência, poderá ser cobrada uma multa pela antecipação da retirada. Isso sem contar que existe um período em que você é proibido de retirar esse dinheiro, geralmente 1 ano. Exatamente isso que você leu: é como se fosse uma “carência” em que a grana fica presa por um tempo determinado.
Quem adquire o título ainda deve estar preparado para “pegadinhas” que podem aparecer durante o período de duração das mensalidades. Em alguns casos, se a pessoa ficar sem aquele valor pra depositar durante 3 meses, pode ocorrer a suspensão do título, ou seja, neste período a pessoa não tem direito á participação nos sorteios. E mais: no quarto mês seu título é cancelado e somente uma parte do que foi pago é devolvida…

 

5- “Adquiri ao título de capitalização mesmo sabendo dos riscos de perda justamente porque não consigo guardar dinheiro”
É comum ouvir isso como justificativa das pessoas que compraram um título de capitalização. É como se precisassem ser forçadas a poupar, correndo risco de perder o que investiu.
Para esse tipo de situação informamos que existem outras modalidades bem melhores que as obriguem em investir. Exemplos disso são as LCI (Letras de Crédito Imobiliário) e RDB (recibos de Depósitos Bancários. Procurem se informar sobre estes.

 

6- Entre o título de capitalização e a loteria, prefira a loteria.
As chances de você ganhar um prêmio no título de capitalização e na loteria são as mesmas. Só que a aposta na loteria sai mais barata…Se você jogar mensalmente a metade do que paga em um título de capitalização você tem muito mais chances de conseguir ficar milionário do que concorrendo em um título de capitalização. Pense nisso!

bingo_ sorte

 

  • Excelente
  • Ótimo
  • Bom
  • Regular
  • Indiferente
5
Sending
User Review
3 (4 votes)

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

Adicione um comentário