SPC Brasil: história, missão e valores

SPC Brasil

O SPC Brasil é o sistema de informações das Câmaras de Dirigentes Lojistas – CDL, constituindo–se o mais completo banco de dados da América Latina em informações creditícias sobre pessoas físicas e pessoas jurídicas, auxiliando na tomada de decisões para concessão de crédito pelas empresas em todo país.

Por meio do SPC Brasil, o usuário tem acesso aos bancos de dados de mais de 2.200 Entidades presentes em todas as capitais e nas principais cidades de todos os estados.

Hoje, 1, 2 milhão de empresas associadas às Entidades em todo o Brasil usufruem de soluções que atendem a cada necessidade do ciclo de negócios das empresas, oferecidas pelo SPC Brasil.

Sua missão é prover soluções para que as empresas associadas vendam mais e recebam, além de gerar receitas novas para sua rede de negócios, proporcionando, assim, o fortalecimento e a perenidade das suas entidades.

Surgimento

O Serviço de Proteção ao Crédito surgiu em abril de 1955, em uma época em que não existia nem CPF, quando o Sr. Vicente Botacine, proprietário das “Casas Minerva Roupas LTDA.” e associado da Associação Comercial de São Paulo, pediu à entidade que se responsabilizasse pela centralização de todos os dados do comércio.

Primeiro serviço de proteção ao crédito

Um grupo de empresários já havia percebido a necessidade de se facilitar e agilizar a troca de dados sobre consumidores.

O então presidente, Emílio Lang Júnior, convocou os lojistas para tratar do assunto e, em 14 de julho, o primeiro serviço de proteção ao crédito foi criado.

A discussão envolveu os principais dirigentes lojistas da cidade e até de outros estados, mas foi São Paulo que tomou a iniciativa de buscar uma solução que evitasse prejuízos para o comerciante.

Quando alguém dava um “calote” numa loja, o comerciante prejudicado ia até o café das proximidades e dava o nome do devedor para os informantes que ficavam por ali.

Então, este inadimplente ficava com “o nome sujo na praça”, dito popular usado até nos dias de hoje para identificar um sujeito sem crédito.

Nesse período, os gerentes de bancos possuíam informantes, então o gerente do banco entregava para o informante um pedaço de papel com o nome de alguém que pedia empréstimo e era um trabalhador autônomo, ou seja, não tinha registro em carteira do trabalho.

Então ele ia para o seu cafezinho e lá buscava dados com os informantes a respeito da pessoa interessada num empréstimo bancário.

Se não tivesse o nome sujo na praça já era um bom começo. Mas se também não tivesse o nome limpo, cabia ao gerente pedir um avalista para a concessão do empréstimo. O nome deste avalista também seria pesquisado junto aos informantes.

Em 14 de julho de 1955 a ACSP (Associação Comercial de São Paulo), em acordo com os lojistas criou o primeiro serviço de proteção ao crédito.

CDL

Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), é uma associação de lojistas, criado no Brasil para defender e prover serviços aos seus representantes de classe. Um dos principais serviços oferecidos aos lojistas é o Serviço de Proteção ao Crédito.

Em cada estado possui uma representação local geralmente com reconhecimento como utilidade pública através de lei municipal.

Possui uma representação nacional chamado de Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.

consulta cpf pelo nome

Diferença entre SPC e Serasa

O banco de dados do SPC é fomentado pelas empresas credenciadas ao CDL ou às associações comerciais municipais, enquanto o Serasa Experian recebe a maior parte das informações dos CPFs inadimplentes dos bancos e das instituições financeiras.

Devido a diferença na origem do banco de dados de cada uma, o comerciante que deseja consultar a situação de seus clientes deverá determinar qual dos dois procurar dependendo do tipo de informação que estiver buscando.

Serasa Experian

O Serasa Experian está ligado a serviços financeiros e, portanto, vai fornecer informações sobre pessoas que possuem dívidas junto a bancos e instituições financeiras, como cheques sem fundos, dívidas com cartão de crédito ou financiamento em atraso.

Já o SPC, que é administrado diretamente pela CDL, fornecerá informações sobre consumidores em dívida no comércio em geral, incluindo também dívidas com empresas distribuidoras de água ou de energia.

Brasil Consultas

Se você consumidor ou empresa que deseja consultar no SPC e na Serasa, o nosso site Brasil Consultas possui diversas consultas com todos os bancos de dados. Faça um cadastro em nossa plataforma e confira!

Se você gostou dessa matéria não deixe de ler mais sobre assuntos como esse em nosso Blog!

Sending
User Review
5 (1 vote)

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

Adicione um comentário