Skip to main content

Qual a diferença entre DOC e TED?

Qual a diferença entre DOC e TED?

Sempre que existe a necessidade de se fazer uma transferência bancária, surge uma dúvida na cabeça de muitos correntistas de banco: qual a melhor a ser utilizada, DOC ou TED?

Primeiramente vamos esclarecer que DOC e TED são formas de transferência bancária que possuem particularidades diferentes na qual a pessoa que fará a transferência deverá fazer uma análise para saber qual a melhor opção para a sua necessidade.

Então, para que você possa entender melhor, vamos fornecer nesse artigo as principais diferenças entre essas opções bancárias para que você saiba a melhor a ser utilizada por você.

DOC

DOC é a abreviação de Documento de Crédito, para poder efetuar um DOC você precisará ter os seguintes dados do beneficiário: nome completo, CPF (ou CNPJ no caso de o beneficiário for pessoa jurídica) os dados bancários (banco, agência e conta) assim como o tipo da conta, se corrente ou poupança.

Ele pode ser feito indo diretamente nas agências bancárias, através do internet banking, nos caixas eletrônicos, por telefone e também através dos aplicativos dos bancos.

A diferença com o TED começa nas seguintes definições: o DOC é uma transferência limitada ao valor de R$ 4.999,99.

Outra importante característica do DOC que o diferencia do TED é que o valor a ser transferido só será efetivado no dia útil seguinte, se for feito até as 21:59hs. Se a pessoa fizer a transferência após esse horário, aí o depósito será realizado no segundo dia útil.

Para entendermos melhor, o DOC funciona assim: se a transferência for efetivada até as 21:59hs da segunda-feira, cairá na conta do beneficiário na terça-feira, se for feita após as 21:59hs, cairá somente na quarta.

Agora se for feita até as 21:59hs da sexta-feira, cairá na conta do beneficiário somente na segunda. Se for feita após as 21:59hs cairá somente na terça, lembrando que sábado e domingo não é dia útil, assim como feriado.

O DOC permite que seja feito agendamento, mas é necessário consultar a sua agência pois ela pode não trabalhar com essa modalidade.

Para fazer o cancelamento do DOC funciona assim: se o motivo for por erros nos dados fornecidos, a devolução do valor para a sua conta pode levar até dois dias, já se o erro for no valor da transferência, ela será efetivada normalmente e depois será necessário você conversar com o beneficiário sobre o valor a mais ou a menos.

TED

É a abreviação de Transferência Eletrônica Disponível, antes essa modalidade de transferência possuía um limite mínimo, mas desde janeiro de 2016 pode ser feito a transferência de qualquer valor.

Também precisa dos dados citados no DOC para ser feito a transferência e pode ser feito nos mesmos locais apontados acima no DOC.

A diferença é que o TED é feito de uma forma muito mais rápida, com o valor caindo na conta do beneficiário poucos minutos após ser efetivada a transferência, desde que a mesma seja efetuada até as 17hs, se for feito após esse horário, cai somente no dia seguinte.

Também permite agendamento com a observação de se verificar junto à sua agência só que caso haja cancelamento, se for por motivo de divergência de dados é devolvido o valor no mesmo dia, se o motivo for por valor da transferência, a observação é a mesma do DOC.

Portanto, se você precisa fazer uma transferência em caráter de urgência e de forma mais rápida e com valores maiores, a TED é mais indicada.

Lembramos que os valores dessas transferências depende do pacote escolhido por você ao efetuar sua conta, por isso é bom consultar, o que podemos indicar é que seja feita preferivelmente de outras formas que não na boca do caixa, pois é mais caro se for feita pessoalmente.

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

0 thoughts to “Qual a diferença entre DOC e TED?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *