Skip to main content
Quais os melhores bancos digitais para abrir conta de pessoa física?

Quais os melhores bancos digitais para abrir conta de pessoa física?

As evoluções tecnológicas trouxeram mudanças impactantes na forma como diversas indústrias trabalham, entre elas a financeira. Em um contexto de constantes inovações, tonaram-se populares diversas práticas que aproximaram este setor dos novos paradigmas da tecnologia.

Entre tais aspectos, se popularizaram as fintechs, termo utilizado para denominar empresas que uniram sua área de atuação, o ramo financeiro, com potencialidades tecnológicas oferecidas pelo mercado moderno. Daí o nome, uma fusão dos termos “finanças’’ e “tecnologia” em inglês.

Entre as diversas características trazidas pelas fintechs para o mercado financeiro, é possível destacar a maior praticidade para abertura de contas e da gestão dos investimentos por parte do usuário. Um grande passo no que diz respeito à ruptura com os padrões antiquados de atuação de grande parte dos bancos.

Tal ruptura com os padrões faz com que os bancos digitais ofereçam muitas potencialidades para seus clientes, como maior praticidade na hora de abrir conta, gratuidade em diversos serviços, isenções de certas taxas, ambiente digital seguro para pagamentos e transferências, atendimento facilitado através de chatbots entre outros.

Neste artigo, iremos abordar alguns dos bancos digitais disponíveis para pessoas físicas no Brasil, e quais os diferenciais vantajosos de cada um deles.

Se você tiver alguma dúvida a respeito de consultas de CPF e CNPJ, análise de créditos entre outros aspectos; entre em contato conosco.

O que é e como funciona um banco digital?

Antes de apresentarmos algumas das opções disponíveis no mercado brasileiro de bancos digitais, iremos contextualizar um pouco sobre este novo tipo de negócio financeiro. Apesar de estar bastante popularizado no mercado nacional, muitas pessoas ainda não tiveram contato com instituições financeiras de natureza digital.

O banco digital, com o nome deixa claro, é um banco que funciona de maneira virtual, seja através de uma interface em aplicativo de celular, por website, e-mail ou programas de internet banking. Tal característica de atuação faz com que os bancos digitais se aproximem da praticidade já popularizada pelos apps de smartphones.

Usualmente, bancos digitais oferecem maior agilidade para operações através de seus sistemas virtuais, fazendo com que os usuários não precisem se deslocar até uma agência para realizar nenhum tipo de operação. Neste aspecto falamos desde a criação da conta até mesmo transferências e pagamentos.

Outra característica importante é a segurança. Por tratar-se de ambientes virtuais, os bancos digitais trabalham arduamente para garantir cada vez mais uma maior segurança para os usuários e seus investimentos. Além disso, o fato de poder realizar todas as operações sem sair de casa torna a rotina financeira dos clientes mais segura.

Atualmente, o Brasil possui uma infinidade de bancos digitais. Iremos listar os melhores e mais populares.

Nubank

Talvez o mais popular dos bancos digitais no Brasil, o Nubank foi lançado em 2017 e rapidamente caiu no gosto dos usuários. Ficou muito conhecido por seu cartão roxo, pelo atendimento personalizado a clientes e por, inicialmente, só funcionar através de convites. Ou seja, um novo usuário só poderia abrir uma conta se fosse convidado por um atual cliente.

Entre as vantagens do Nubank está a possibilidade de transferência gratuita, através do TED, para qualquer conta de qualquer banco. Outra potencialidade é a característica de que todo dinheiro da sua conta no Nubank é investido em títulos públicos.

Outras praticidades oferecidas pelo Nubank em seu aplicativo é a possibilidade de transferir seu salário para a Nuconta, além de ter um ambiente facilitado para você pague suas contas diretamente do app. O que, como falamos anteriormente no texto, traz muita praticidade para sua rotina.

O Nubank não apresenta taxas extras em seus serviços, com exceção ao saque. Os saques podem ser realizados nos caixas eletrônicos Bancos 24 Horas, porém é cobrada uma taxa de R$ 6,50, independente do valor operado.

Para conhecer mais, acesse o site do Nubank.

Banco NEXT

Outro banco digital que também possui grande popularidade no Brasil é o Banco NEXT. O NEXT é uma excelente alternativa para quem não confia muito em serviços financeiros que sejam 100% de origem digital. Ele é uma criação do banco Bradesco para se colocar no cenário competitivo das fintechs.

Também ativo desde 2017, o Banco NEXT também apresenta praticidade para abertura de conta através de seu aplicativo e converge todas as operações financeiras necessárias em um ambiente virtual de fácil utilização por conta do usuário.

O Banco NEXT possui diversas opções de conta, porém, a conta intitulada Cesta Next é totalmente gratuita para o usuário, que receberá um cartão de crédito e débito. O banco ainda oferece saques nos caixas eletrônicos dos Bancos 24 Horas sem taxação, bem como transferência para outras contas NEXT e Bradesco sem pagamento de tarifas.

Além disso, o banco ainda oferece isenção de taxas para TED e DOCS para qualquer banco. Outro destaque do NEXT são os chamados mimos. Os mimos são descontos e facilidades oferecidos para os usuários em pagamentos de restaurantes, aplicativos de transporte, lojas virtuais entre outros.

Para conhecer mais, acesse o site do Banco NEXT.

Banco Inter

Assim como o concorrente anterior, o Banco Inter também possui uma ligação com uma instituição financeira já existente, o Banco Intermedium. Esta opção de conta digital foi lançada em 2014, quando foi uma das pioneiras em trazer uma proposta de revolução para os mercados financeiros no Brasil.

Além das praticidades ágeis da utilização de aplicativos e sistemas digitalizados, presentes também nas outras opções citadas, o Banco Inter traz diversas possibilidades para seus clientes, como um cartão de débito e crédito da bandeira Mastercard sem anuidade.

Assim como outros concorrentes, o Banco Inter oferece saque sem taxação nos caixas da rede Bancos 24 Horas, além de oferecer TEDs ilimitados. Outras potencialidades destacáveis estão nos depósitos, que podem ser realizados por boletos e através da captura de imagens de cheques, trazendo muito mais agilidade para sua rotina.

O Banco Inter ainda oferece uma plataforma completa para quem deseja não apenas manter seu dinheiro na conta, mas investi-lo.

Para conhecer mais, acesse o site do banco Inter.

Quais os melhores bancos digitais para abrir conta de pessoa jurídica?

Se você gostou deste texto, não deixe de acessar nosso site para conhecer mais materiais como este.

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.