Skip to main content

Posso vender meu imóvel com nome sujo?

Posso vender meu imóvel com nome sujo? 01

Essa é uma pergunta bastante procurada mas que, na verdade, não existe uma resposta certa para ser cravada, pois na venda de um imóvel, tudo depende do tipo de negociação que será feito entre o dono do imóvel, corretor, imobiliária e comprador.

O problema é que a grande maioria das pessoas que querem vender um imóvel, querem efetuar a venda através de financiamento bancário, seja pela Caixa Econômica Federal ou por outra financiadora, e isso já antecipamos de antemão, não será possível pois além de uma consulta aos órgãos de restrição como SPC, SCPC e Serasa, solicitam certidões negativas dentre outros documentos.

Ou seja, para o caso de ter o nome sujo e querer vender o imóvel através de financiamento, não será possível.

Qual tipo de órgão sujou o nome?

Quando se refere à nome sujo, precisamos ver que tipo de órgão sujou o nome.

Nos referimos à isso porque algumas dívidas podem trazer transtornos mais sérios para quem tentar vender um imóvel, tais como: dívidas com a Receita Federal, Justiça do Trabalho, INSS, dívida fiscal, divida de IPTU e condomínio.

Esses tipos de dívidas podem gerar problemas sérios porque a justiça pode entender como uma venda fraudulenta, pois parece que a pessoa está querendo se livrar de um bem em seu nome para não ter que usado em caso de penhora da justiça.

Problemas nos órgãos citados acima

Portanto, se seu nome estiver com problemas em um dos órgãos citados acima, o melhor a ser feito é não efetuar a venda do imóvel até que a mesma seja quitada.

Nome sujo no SPC, SCPC e Serasa

Quando o nome está sujo em órgãos de restrição como SPC, SCPC e Serasa por dívidas com lojas, cartão de crédito e segmentos correlacionados, geralmente não há maiores problemas, pois essas dívidas não envolvem penhora de bens.

Nesse caso, geralmente a imobiliária amarra a venda de forma a não prejudicar o comprador, ou no caso de não for uma venda feita através de uma imobiliária, o corretor pode colocar no contrato, uma cláusula de que será de inteira responsabilidade do dono do imóvel responder por alguma condenação que possa ter no futuro.

Aí, vai do comprador aceitar ou não uma compra nessas condições.

Venda à vista: uma possível solução

Se você estiver com o nome sujo, umas das opções que você tem é efetua a venda do imóvel à vista.

Em específico nesse caso, o que pode ser feito é utilizar o dinheiro da venda pago à vista, efetuar o pagamento da dívida que gerou a restrição, aguardar cinco dias, que é o prazo de retirada do nome dos órgãos de restrição e dar sequência a documentação.

O que pode ser considerado como desvantagem nesse caso é o seguinte: geralmente, para se efetuar a venda de um imóvel à vista, é preciso que se conceda ao comprador um considerável desconto.

Considerando o desconto concedido, mais o pagamento da dívida, isso pode deixar o dono do imóvel em desvantagem financeira, mas vai da necessidade do vendedor.

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

26 thoughts to “Posso vender meu imóvel com nome sujo?”

  1. Estou com um apartamento a venda, o comprador quer comprar financiado pela caixa , mas eu tenho uma divida com a caixa de um emprestimo do minha casa melhor , que nada tem haver com o APARTAMENTO.Tem algum problema?

  2. Bom dia preciso vender um imovel,porem estou com meu nome na divida ativa do Spu Laudemio ,melhor explicando vendi um imovel a alguns anos atraz om uma promessa de venda so que o atual proprietario foge pra nao fazer a escritura definitiva,com isso todos debitos vem para meu endereço tentei com uma onus reais fazer tranferencia pagando a divida nao me consederam ,ou seja paga um debito de quaze 4mil reais ee continuo recebendo ,visto que nao tem escritura definitiva ,agora quero vender um imovel , mas quando o comprador chegar oque farei me ajuda estou desesperada ,com problemas de saude ja infartei duas vezes ,e esse problema vai acabar com minha vida.

  3. boa noite eu estou vendendo um terreno a uma pessoa pela caixa mas meu nome tem restrições sera q a caixa vai aprovar essa venda ?

  4. Uma Dúvida, para vender um apartamento que é herança é preciso estar com o nome limpo? O comprador vai fazer um financiamento e uma disse que para a mãe que para vender o apartamento ela não pode estar com o nome no SPC é verdade?

  5. Bom dia! Estou a algum tempo tentando renegociar meu Fies que esta muito alta a parcela e não consigo pagar, iniciei um processo na defensoria pública mas esta em andamento. Meu fiador esta tentando vender um imóvel mas como esta com o nome restrito por minha culpa, gostaria de saber se ele pode ser impedido de realizar a venda?

  6. Boa noite.

    Eu, Rodrigo, possuo 12,5% de um imóvel, minha mãe possui 50% e meus demais irmãos (3), filhos do primeiro casamento de meu pai, possuem mais 12,5% cada.
    Um comprador conseguiu aprovação do crédito na Caixa porém, um de meus irmãos (vendedor) e a esposa, possuem restrição no nome (meu irmão não consegue emitir a CND Estadual, porém não há nada inscrito no Cadin SP e a cônjuge dele não sei qual a restrição). É necessário sanar essa pendência?
    Na matrícula da casa, esse mesmo irmão consta como divorciado (do segundo casamento, pois hj está no terceiro). É necessário averbar essa condição no cartório (casamento atual)?
    As perguntas acima são pertinentes, uma vez que esse meu irmão tem temperamento bastante instável e resolveu não colaborar, o que seria injusto com os demais vendedores, que detêm 87,5% do imóvel, que está há mais de 2 anos fechado.
    Como devemos proceder neste caso?

    1. Boa tarde, Rodrigo. Se os demais herdeiros concordam com a venda do imóvel você pode entrar em contato com um advogado para realizar o inventário que deixaria toda a documentação em ordem. Em relação a dívida no CADIN creio que não iria impedir na venda do imóvel.

  7. Eu estou com o nome limpo e meu marido está no spc, mas temos um imóvel à venda (financiado no nome dos dois)
    É possível realizar a venda para um comprador que usará financiamento também?

  8. Boa tarde! coloquei um imóvel meu à venda, porém, estou com o nome negativado (sujo) devido a FIES e Cartão de Crédito! Mas o comprador é funcionário público e quer financiar pelo banco de agrado dele! É possível, ou o banco vai barrar porque MEU nome está sujo! Obrigado

  9. Ola eu tenho uma divida no Santander e meu apartando foi vendido. Os compradores financiaram pelo Santander, eles podem bloquear o meu dinheiro da venda?

    1. Bom dia. Se você tiver saldo negativo em conta e o valor for depositado nessa conta, sim eles podem abater saldo devedor. Caso contrário somente mediante cobrança judicial.

  10. Estou vendendo minha casa para negociar dívidas de uma empresa minha q fechou, mas são muitas dívidas e são altas! Não tem dívida trabalhista! Mas com essa situação da empresa, como eu era a principal sócia, muitas dívidas ficaram vinculadas em meu nome também, pois algumas assinei como fiadora! Nesse caso sei q não seria possível o comprador financiar pela Caixa, pois a dívida ultrapassa 10% do valor do imóvel! Essa regra dacaixa vale p bancos privados tmb? Poderia haver impedimento dos mesmos em realizar o financiamento para o futuro comprador?

  11. Boa noite. Meu pai possui um imóvel e quer vender. Mas além de dívidas de SPC/Serasa, ele deve para o banco também. É possível realizar a venda do imóvel mesmo assim? A dívida é maior que o valor do imóvel. Ele teria que usar o dinheiro para a quitação da dívida, ocasionando, de toda forma, praticamente a perda do imóvel?

    1. Bom dia Priscila tudo bem? A melhor maneira de saber sobre isso é entrar em contato com o banco e tentar negociar a dívida e a venda do imóvel. Outra alternativa é entrar em contato com um advogado para entender mais sobre essa situação.

      Att. Brasil Consultas.

    1. Bom dia, tudo bem? Vendi o meu imóvel financiado pela caixa e o comprador financiou pelo Bradesco. Até então não tinha nenhuma restrição.
      Assinei o contrato com o Bradesco essa semana, porém, eles me informaram que o comprador assinaria, os procuradores do Bradesco e depois iria também para o pessoal da caixa assinar. Para depois ir ao cartório.
      E a partir de amanhã meu nome fica com uma restrição no Serasa/spc. Posso ter problema ainda com isso? Estou desesperado. Obg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *