Skip to main content

Posso fazer FIES com o nome sujo?

Para responder essa pergunta é necessário entender outros fatores para que a resposta se torne mais clara.

Comecemos por entender sobre o Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior).

Dúvida FIES Brasil Consultas Blog

 

O que é FIES?

É um financiamento estudantil para custear a faculdade particular com juros muito mais baixos do que os praticados no mercado e um prazo mais longo para quitação.

Através deste financiamento, o aluno começará a efetuar os pagamentos após a conclusão do curso escolhido, sendo que, durante o andamento do curso, o aluno só deverá arcar com os custos dos juros.

Ou seja, o FIES é um financiamento e não um programa de bolsas como o Prouni, por exemplo.

Diferenças entre FIES e programa de bolsas

Programa de bolsas custeia em sua totalidade o curso escolhido pelo estudante, já o FIES financia esse estudo, porém há a necessidade de que o valor das mensalidades sejam devolvidos ao Governo.

O FIES é efetuado através de um contrato assinado pelo aluno em um banco e, uma das regras contratuais é a necessidade de um fiador, devido essa regra que surge a dúvida e questionamentos sobre a necessidade de se ter o nome limpo, então, vamos responder a essa dúvida.

A confusão se dá porque anteriormente, para se aderir ao FIES havia a necessidade de se comprovar a “idoneidade cadastral” do aluno solicitante, porém, desde o ano de 2013 não há mais a necessidade dessa comprovação.

Entretanto, como dissemos anteriormente, para aderir ao FIES há a necessidade de um fiador já que o mesmo se trata de um financiamento, então você pode se inscrever no programa mas se tiver o nome sujo,  continua impedido de usar os mecanismos de fiança solidária ou convencional, mas para os casos de se ter restrição no nome, para utilizar o FIES os alunos restritos podem aderir ao programa tendo como fiador de contrato o Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC).

Como usar o FGEDUC?

Atenção, precisamos deixar claro nesta matéria que, para o aluno com restrição no nome utilizar esse fundo é necessário que a faculdade tenha aderido a essa modalidade de financiamento e está restrita a alunos nos seguintes casos:

– Estudante matriculado em cursos de licenciatura;

– Estudante com renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio;

– Bolsista parcial do Programa Universidade para Todos (ProUni) que opte por inscrição no FIES no mesmo curso em que é beneficiário da bolsa.

Portanto, aos interessados fiquem atentos aos detalhes das regras do Programa e para obter informações dos valores e dúvidas sobre o FIES, consulte sua universidade ou procure informação junto ao Banco do Brasil e Caixa Econômica Feral, autorizados pelo MEC a fazer contratos do FIES.

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

One thought to “Posso fazer FIES com o nome sujo?”

  1. O FGEDUC só pode ser usado nesses três requisitos acima ou pode ser, ou o estudante pode conseguir com apenas um desses requisitos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *