Skip to main content

Posso comprar um imóvel negociando direto com o proprietário?

Posso comprar um imóvel negociando direto com o proprietário? 01

Posso comprar um imóvel negociando direto com o proprietário?

Não há o menor problema em comprar um imóvel diretmente com o proprietário, porém é importante tomar os mesmos cuidados que o intermediário tomaria durante a compra.

Comprar diretamente do proprietário pode até parecer um ótimo negócio, ms envolve muitos riscos, principlmente se o comprador não tiver a assessoria de um advogado.

Riscos

Quando uma imobiliária ou corretor estão envolvidos no processo, o comprador possui certa garantia na aquisição do bem.

Além de imobiliárias checarem documentação e antecedentes do imóvel, passam a compartilhar responsabilidades legais com o proprietário atual na venda.

Para compradores, isso significa um processo bem mais simples e corriqueiro, caso seja constatada alguma irregularidade no imóvel.

Taxas

A taxa de corretagem de 6% a 8% do valor do imóvel pode representar uma economia imediata nos valores desembolsados para o fechamento do negócio, Contudo, esse montante terá de ser gasto com advogados, que possam redigir o contrato de compra e venda e também verificar se toda a documentação segue os padrões.

Em alguns casos, será preciso atualizar, emitir ou correr atrás de documentos, o que pode gerar ainda mais gastos surpreendentes. No caso de imobiliárias e corretores, as despesas com advogados seriam evitadas.

Avaliação

A questão do valor do imóvel em si, é um dos principais pontos que podem comprometer a transação imobiliária direto com o dono.

A negociação de um bem como um imóvel envolve detalhes que somente um corretor de imóveis devidamente habilitado poderá analisar.

As imobiliárias e os corretores têm o papel de instruir os proprietários, enquadrando o valor de acordo com o mercado, assim o comprador não paga mais do que ele vale, e o proprietário não fica com o imóvel encalhado por estar com preço acima do valor de mercado.

Ao realizar a transação direto com o proprietário, ambos não tem o conhecimento necessário para avaliar e chegar no valor ideal.

Golpes

Existem muitos golpes comuns aplicados no mercado imobiliário, que acabam lesando compradores sem assessoria de uma imobiliária ou corretor de imóveis.

Por isso, esteja atento na hora de comprar seu imóvel diretmente com o proprietário, principalmente no quesito documentação.

Dívidas

Caso o imóvel tenha dívidas, elas podem influenciar no valor do bem.

E também essas dívidas podem fazer inclusive com que o futuro dono venha a ser despejado e também perder o valor investido no imóvel.

Procure sempre auxílio especializado

Os profissionais de uma imobiliária são conhecedores do mercado no qual atuam, o que os torna capacitados para estabelecer valores realistas para os imóveis e para apresentar ao comprador as alternativas que se encontram com aquilo que ele procura.

Os imóveis que são ofertados pelas imobiliárias que trabalham com seriedade passam por uma análise consistente, que leva em consideração a documentação e os demais aspectos burocráticos.

Por isso, não é aconselhável deixar de utilizar este serviço pensando em economizar, pois em muitos casos, o proprietário e o comprador, estarão, na verdade, correndo riscos e tendo aborrecimentos que poderiam facilmente evitar.

Abrir mão da intermediação que é oferecida pela imobiliária e assumir a negociação diretamente com o proprietário do imóvel significa também assumir tarefas trabalhosas e riscos desnecessários.

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *