Skip to main content
Passo a Passo como denunciar um crime virtual

Passo a Passo como denunciar um crime virtual

Com o crescente desenvolvimento tecnológico, podemos perceber o quanto as pessoas estão cada vez mais conectadas à internet. Através de aparelhos cada vez mais modernos, os usuários buscam comprar produtos, contratar serviços, tirar dúvidas e se relacionar no meio virtual.

Entretanto, com essa troca de informações pela internet, surgem os perigos dos crimes virtuais, sejam eles causados por hackers ou por usuários mal intencionados. Por esse motivo, precisamos nos atentar às formas de denunciar esses crimes virtuais, já que muitos usuários não sabem como lidar quando esses problemas ocorrem.

Quer saber o passo a passo para denunciar um crime virtual? Então, confira o nosso post até o final e saiba tudo sobre o assunto.

Crime virtual: o que é?

Crime virtual ou crime cibernético nada mais é do que uma atividade de cunho criminosa, no qual o alvo é um computador ou qualquer outro dispositivo conectado à rede. Em geral, a maioria dos crimes virtuais ocorre por hackers e cibercriminosos que buscam recursos financeiros através do vazamento ou furto de informações sigilosas, sejam elas corporativas ou pessoais.

Por esse motivo, alguns criminosos utilizam técnicas avançadas para conseguir esses recursos de forma sutil, fazendo com o que os computadores não sejam danificados e não alertem sobre a entrada de intrusos na rede. Sendo assim, os principais motivos para o crime virtual geralmente estão ligados a motivos pessoais e até mesmo políticos.

Quais são os tipos de crime virtual?

Agora vamos listar os principais crimes cibernéticos mais conhecidos e executados na rede. Confira abaixo quais são eles:

– Fraudes originadas de e-mail e internet;
– Fraude da identidade, que é quando ocorre o roubo de informações pessoais para serem reutilizadas em outros objetivos criminosos;
– Roubo de dados corporativos e bancários;
– Extorsão cibernética, cujo termo designa a exigência de recursos financeiros para impedir que o ataque aconteça;
– Ataques de ransomware;
– Cryptojacking, cujo termo refere-se a invasores que exploram criptomoedas através de recursos financeiros que não possuem;
– Espionagem cibernética, termo dado para invasores que buscam acessar informações empresariais ou governamentais;

De forma geral, os crimes cibernéticos que geralmente visam computadores, muitas vezes utilizam vírus e outros tipos de malware. Dessa forma, os cibercriminosos infectam computadores e outros dispositivos conectados à internet através de malware para roubar ou excluir dados.

Como se proteger de crimes virtuais?

Existem diversas formas de se proteger contra ataques virtuais, mas iremos selecionar as melhores formas de deixar a sua rede sempre protegida. Confira abaixo:

1. Mantenha seu sistema operacional atualizado

Ter a preocupação de deixar o seu sistema operacional e softwares atualizados constantemente apenas oferece mais segurança ao seu computador. Isso porque as correções tendem a ser automáticas, e caso haja algum problema de rede, o próprio sistema notifica sobre a situação e tenta resolver o problema de forma independente.

2. Tenha um antivírus

Não menos importante do que deixar todos os seus softwares atualizados, é investir em um antivírus eficiente. Existem diversos no mercado, então opte por aqueles que conseguem trabalhar melhor e tenham total capacidade para eliminar malwares, vírus espiões e outras ferramentas que invasores utilizam para roubar informações sigilosas.

3. Use senha fortes

De nada adianta se preocupar com a segurança de rede em seus dispositivos, se as senhas de acesso são frágeis e facilmente deduzidas. Dessa forma, busque diversificar suas senhas e aumentar ainda mais a quantidade de caracteres de acordo com a necessidade de segurança.

Um exemplo a citar são os casos de dados bancários, que precisam de senhas mais complexas para oferecer riscos menores de acesso indevido.

LGPG Resultados da pesquisa Resultados da Web Lei Geral de Proteção de Dados

Como denunciar um crime virtual?

Já sabemos que qualquer pessoa está sujeita a passar por ataques virtuais. A boa notícia é que, ao estar passando por essa situação, existe a possibilidade de realizar denúncias a órgãos competentes. Mas, para que isso se torne possível, é necessário conferir alguns passos importantes. Confira abaixo:

1. Colete as provas

Salvar e-mails, tirar prints de telas e preservar conversas suspeitas é de suma importância para o processo de denúncia. Para que não haja problemas com as provas, pode ser considerável guardar em um CD, pendrive ou em nuvem.

2. Registre informações importantes

Após ter todas as informações coletadas para fins de prova, está na hora de dirigir ao cartório mais próximo da sua região, para fazer o registro de uma ata notarial. O objetivo desse documento é fazer com que todos os dados coletados por você sejam intitulados como reais e verdadeiros.

Apesar de haver um custo por cada página, esse processo é muito importante para que, em um processo judicial, todos os arquivos estejam reunidos para comprovar os fatos.

3. Realize um boletim de ocorrência

Não é de se esperar que os crimes digitais sejam tão reais quanto os crimes físicos. Dessa forma, é de suma importância buscar uma delegacia próxima e realizar um B.O.

Apesar de qualquer unidade da Polícia Civil ter a capacidade de ajudar em processos relacionados a crimes digitais, existe uma forma mais prática e exclusiva para esse tipo de problema. Estamos falando da Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos (DRCI).

Nesse tipo de delegacia, você terá total capacidade de iniciar um procedimento cível em relação a reparação de danos causados pelo crime virtual.

Conclusão

Conforme vimos, o crescimento acelerado da tecnologia oferece diversos benefícios para as pessoas. Contudo, também notamos o crescimento de roubos digitais e as devidas complicações advindas desse processo.

Por esse motivo, precisamos conhecer os perigos que a rede oferece para pessoas e empresas que possuem informações pessoais e sigilosas em rede.

Além disso, saber o passo a passo necessário para buscar o melhor o reforço é fundamental, já que todos os usuários em rede estão relativamente expostos e sujeitos a passar por esse tipo de situação.

Portanto, agora que você já sabe o que é o crime virtual e conhece o passo a passo para denunciá-lo de maneira eficiente, que tal conhecer os nossos serviços?

Acesse agora mesmo o nosso site e saiba como podemos ajudar a sua empresa a ter mais segurança.

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.