O surgimento da Serasa – A história

surgimento da Serasa – A história

A Serasa Experian é hoje a maior referência no serviço de informações para empresas e consumidores.

Líder mundial nesse tipo de serviços, a empresa realiza 6 milhões de consultas diárias por mais de 500 mil clientes, tornando-se assim, a maior referência em certificados digitais do Brasil.

Todos os brasileiros temem ver seu nome registrado no cadastro de maus pagadores do Serasa que conta, inclusive, com score para saber se o comprador pode ser considerado confiável.

No entanto, não foi com esse intuito que tudo começou, na verdade, a Serasa foi criada com um outro propósito que não era esse que atualmente a empresa vem seguindo.

A Fundação

O ano era o de 1968, a ideia veio do consultor-geral da FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) na época, Geraldo de Camargo Vidigal.

Além de presidir a Serasa de 1968 à 1980, Geraldo Vidigal também foi membro da Academia Paulista de Letras desde 1974 além de também ter presidido o Instituto dos Advogados do Brasil.

O projeto inicial era fazer uma ação cooperada entre diversos bancos, para padronizar relatórios e formulários, criando uma ficha cadastral única, para proporcionar rapidez nas decisões bancárias e melhor controle do sistema financeiro.

No ano de seu surgimento, mais precisamente em 26 de junho de 1968, o quadro de funcionários do Serasa não contava nem com 50 funcionários, porém, 10 anos mais tarde, após começar a trabalhar com a padronização e análise de balanços e o apontamento do risco com antecedência, classificado como baixo, médio ou alto, além da coleta de negativos públicos, o quadro já chegava em 600 funcionários.

O nome Serasa veio como uma forma de abreviação para “Serviços de Assessoria S.A.”.

Após algum tempo de sua criação, a empresa alterou o seu nome para Serasa-Centralização de Serviços Bancários.

Entre os anos de 1978 à 1990, começo a ser implantada a informatização com a
aquisição de computadores de grande porte.
Os produtos fornecidos eram a Ficha Cadastral e a Consulta à Central de Restrições.

Nesse período, o atendimento era praticamente voltado aos bancos e haviam poucas empresas como clientes.

Com um crescimento cada vez maior,  a empresa iniciou um processo de abertura
a todos os segmentos da economia, diversificando seus produtos, implantando melhorias, expandindo seus sistemas de informática e administrativo e criando novos conceitos organizacionais.

Quando a empresa  inovou ao implantar as Tecnologias de Crédito e de Gestão, em complemento à necessária utilização da Tecnologia da Informação (TI), acabou chamando a atenção de instituições internacionais, como a Experian, por exemplo.

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Mudança para Serasa Experian

Em 2007, o grupo irlandês Experian comprou o controle da Serasa, e mais uma vez o nome da empresa foi alterada para Serasa Experian.

A Experian é líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo.

O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão.

A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

Em 2015, a Experian foi eleita pela revista Forbes como uma das companhias mais inovadoras do mundo.

 

A empresa também está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

 

A receita total é de aproximadamente US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 37 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

 

 

Dados da Serasa Experian

A atividade da Serasa Experian de prestar serviços de interesse geral é reconhecida pelo Código de Defesa do Consumidor como entidade de caráter público (Lei 8.078, artigo 43, parágrafo 4º).

Possui em seus arquivos mais de 161 milhões de CPF’s; nove milhões de CNPJ’S e dados de 210 mil grupos econômicos.

Recebe informações de 47,6 mil escritórios de contabilidade; de 5,5 mi cartórios e outras fontes públicas e oficiais as quais indicam dívidas vencidas e não pagas, além de registros de protestos de títulos; ações judiciais; cheques sem fundos e etc.

 

O principal produto da empresa é o gerenciamento de banco de dados de informações para crédito, sendo o maior da América latina, segundo o Banco Interamericano de desenvolvimento (BID).

Todos esses dados que informam o cadastro negativo dos cidadãos são enviados sob convênio com credores e fornecedores e remetidos aos bancos, instituições financeiras; lojas do comércio; às pequenas, médias e grandes empresas, totalizando em seu rol aproximadamente  500 mil clientes entre diretos e indiretos.

Também conta com o serviço Serasa Experian Marketing Services, que oferece soluções completas para que se compreenda o comportamento dos seus clientes; valide e obtenha novas informações sobre eles; segmente-os e direcione mensagens relevantes em todos os canais de comunicação. Tudo isso integrado e o tempo todo.

 

A Serasa Experian administra o maior e o mais consultado banco de dados de informações cadastrais e econômico-financeiras de empresas, para decisões de crédito e apoio a negócios.

 

 

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