Skip to main content

O que são as informações coletadas pelo Sistema Expectativas de Mercado?

 

O que são as informações coletadas pelo Sistema Expectativas de Mercado?

São projeções elaboradas por instituições que atuam no mercado financeiro, tais como bancos, gestoras de recursos e consultorias e, em alguns casos, empresas do setor real, que possuem equipes especializadas que projetam as principais variáveis macroeconômicas, com o intuito de assessorar a tomada de decisões tanto por profissionais da própria instituição, como por seus clientes externos.

As projeções, em muitos casos com o auxílio de modelagem econométrica, são realizadas para variáveis relacionadas à atividade econômica, às taxas de juros e de câmbio, à variação dos índices de preços, ao Balanço de Pagamentos e ao setor fiscal da economia brasileira.

Como essas expectativas podem ser coletadas?

Essas expectativas podem ser coletadas de diversas maneiras, tais como a realização de pesquisas junto a profissionais de mercado ou a consumidores, ou a partir de informações extraídas de ativos financeiros, como títulos indexados à inflação.

O Sistema Expectativas de Mercado, desenvolvido pelo Banco Central do Brasil (BCB), é um sistema de coleta de projeções junto a economistas de mercado.

Qual a importância das expectativas de mercado?

As expectativas de mercado são subsídio importante para as decisões de política monetária.

Além disso, a disponibilização das estatísticas de expectativas ao público em geral, possibilita que as empresas e os cidadãos tenham conhecimento sobre o que os agentes de mercado estão projetando, constituindo dessa forma ferramenta importante para o planejamento de suas ações de curto, médio e longo prazos.

Quando foi implementado o Sistema Expectativas de Mercado?

A pesquisa de expectativas de mercado foi iniciada em maio de 1999.

Nesse período, a área econômica do BCB desenvolvia estudos e modelos econométricos para a projeção da inflação e de outras variáveis macroeconômicas, com o objetivo de fornecer o instrumental técnico necessário para a implementação formal, em junho de 1999, do regime de metas para a inflação.

Em 2010, novo conjunto de melhorias trouxe ainda mais integridade ao Sistema, a partir da conjugação de seus módulos numa única plataforma de TI, com processamento único, ampliando a agilidade de tratamento e mantendo a confiabilidade de suas rotinas.

Quem pode prover informações (expectativas) ao Sistema?

O Sistema Expectativas de Mercado é uma ferramenta online, que pode ser acessada por meio do link www.bcb.gov.br/expectativas, restrita ao Departamento de Relacionamento com Investidores e Estudos Especiais (Gerin) do BCB e às instituições previamente cadastradas.

Novas instituições só podem ser incluídas na pesquisa pelos administradores do Sistema a partir da informação dos respectivos dados cadastrais e da atribuição de login específico e senha.

Em princípio, qualquer entidade (bancos e demais instituições financeiras, empresas não financeiras, consultorias, associações de classe, universidades, etc) pode solicitar participação na pesquisa, exigindo-se apenas que tenha equipe especializada em projeções macroeconômicas e regularidade nas projeções fornecidas.

Quantas instituições participam como provedoras de informações?

Atualmente, estão habilitados cerca de 130 logins, majoritariamente bancos, gestores de recursos, distribuidoras e corretoras, além de consultorias e outras empresas não-financeiras.

Do universo de instituições habilitadas, boa parte altera suas expectativas semanalmente.

Como é coletada a informação do mercado?

O Gerin é o departamento responsável pela administração do Sistema Expectativas de Mercado, uma interface web, em que instituições financeiras, consultorias e empresas do setor não-financeiro previamente autorizadas informam suas expectativas para diversas variáveis macroeconômicas.

O acesso pode ser feito a qualquer momento, não havendo periodicidade pré-definida para as atualizações.

Qual a validade dos dados registrados no Sistema?

O Sistema só considera os dados informados nos últimos trinta dias.

Ou seja, se determinada instituição não reinformar suas expectativas no prazo de trinta dias, o Sistema automaticamente guarda os dados na base, mas as estatísticas não mais são sensibilizadas por tais expectativas.

O objetivo é evitar que as estatísticas carreguem previsões desatualizadas. Assim, mesmo que 11 as expectativas não tenham sofrido modificação, a instituição habilitada deverá confirmar o dado no intervalo de trinta dias para mantê-la ativa no cálculo das estatísticas.

Após trinta dias sem atualização, as expectativas permanecem no Sistema, com acesso por meio de série histórica para o Gerin e para a instituição participante, mas não mais sensibilizam as estatísticas.

Os participantes têm a obrigação de prover informações?

Não há obrigatoriedade de prestação das informações. Há instituições participantes que se especializam em projetar algumas variáveis e não fornecem projeções para as demais.

O que acontece quando uma instituição deixa de informar suas projeções?

O Gerin verifica periodicamente a frequência de atualização das informações providas pelos participantes do Sistema e bloqueia a entrada de dados dos que estiverem há pelo menos seis meses sem atividade.

Dessa forma, o eventual retorno do participante ao Sistema dependerá de contato específico solicitando o reingresso.

 

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *