Skip to main content

O que faz um embaixador?

O que faz um embaixador?

Para que possamos entender o que faz um embaixador é necessário falarmos antes de relações exteriores.

O órgão que tem como objetivo a responsabilidade pelas relações internacionais e que também é responsável pela política externa do Brasil é o Ministério das Relações Exteriores, nomeado pelo presidente.

Esse Ministério através de seu Ministro, será responsável por auxiliar o Presidente da República a formular a política externa brasileira e também em suas relações diplomáticas com outros países.

Apesar de o Ministro formular essa política externa, ele contará com representantes em cada país, que são os embaixadores.

Geralmente, os embaixadores são pessoas que seguiram carreira diplomática, mas não necessariamente um diplomata será nomeado embaixador, ele pode ser indicado diretamente pelo Presidente da República se ele assim o quiser, acreditando que aquele indicado tem boa representatividade com os outros países.

O que faz um Embaixador?

Os embaixadores são os principais responsáveis por representar um país dentro de outros países e outros organismos internacionais, além de promover assuntos de interesse oficial de seu país.

Ele será responsável por municiar de informações o Presidente da República através de acontecimentos nos outros países, além de desenvolver relações econômicas, culturais e científicas de forma amistosa para que isso gere crescimento de ambas as nações.

Eles realizam seu trabalho através de uma embaixada, que o próprio governo brasileiro nomeia como a “presença oficial de uma nação, instalada dentro do território de outra nação”.

Se houver necessidade de discussão sobre acontecimentos relacionados a uma determinada nação e o Brasil, o embaixador é a primeira instância de negociação.

Apesar de terem funções similares, embaixadas e consulados têm funções diferentes, a embaixada é responsável por autorizar o visto de entrada de turistas, expedir passaporte, procurações, testamentos, registros de nascimento, casamento e óbito, além de legalizar documentos nacionais para cidadãos do país que representa.

Já os consulados servem para que os brasileiros que tiverem problemas fora do país, como perda de documentos, e precisarem de um auxílio do governo, possa os procurar para que tenha a devida ajuda.

A embaixada poderá cuidar dos casos exercidos por um consulado, na ausência de um na cidade.

Quem é o responsável pelo consulado são os cônsules, que são considerados independentes das relações diplomáticas.

Um país pode ter vários consulados, diferente do que acontece com as embaixadas.

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *