Skip to main content

O que faz um economista?

 

O que faz um economista?

O economista lida com questões relacionadas ao patrimônio de pessoas, empresas e instituições governamentais, realizando planejamentos de ampliação e preservação deste patrimônio.

Realiza estudos e análises de mercado e pode lidar tanto com questões econômicas em grande escala, nacionais e internacionais, como com projetos de investimentos de pequenas empresas.

O economista encontra oportunidades de emprego em empresas privadas, em órgãos públicos e também no terceiro setor.

Pode também atuar como pesquisador em institutos e universidades, ou seguir carreira como autônomo, prestando consultorias de forma independente.

O Economista pode atuar no Mercado Financeiro?

O mercado financeiro é uma área ampla de atuação para o economista, onde realiza estudos de mercado e acompanha a economia de uma forma geral.

De forma mais específica, o economista pode atuar internamente nas empresas acompanhando e analisando o fluxo de caixa da empresa, tendo assim a capacidade de analisar orçamentos de investimentos, dizendo se são investimentos interessantes ou não.

Também acompanha e informa órgãos públicos sobre aspectos econômicos da organização.

Como funciona a orientação financeira?

O economista pode atuar como orientador financeiro, indicando o melhor momento para uma determinada empresa ou pessoa realizar um investimento.

Além de analisar o momento adequado para essa ação, o economista também orienta sobre os tipos de financiamento, taxas de juros e fontes de fomento (fontes de recursos financeiros, como bancos, por exemplo).

E a área de importação e exportação e Comércio Exterior, o economista pode atuar?

O economista pode atuar ainda no mercado de importação e exportação, seja em uma pequena empresa iniciante nessa área, ou em uma empresa de grande porte já consolidada no mercado.

O economista pode atuar também no comércio exterior. Nesse caso, deve analisar a economia global e dos países em questão.

Essa análise deve ser comparada com a economia brasileira, com o objetivo de identificar possibilidades de investimento em mercados exteriores.

Sempre que uma empresa deseja realizar negócios internacionais, é preciso conhecer a economia global e individual do país envolvido no negócio.

E na economia Agroindustrial?

O setor de agroindústria é um dos principais contribuintes para o PIB do nosso país. Nesse ramo, o economista acompanha e analisa o mercado, ajudando a definir preços e custos dos produtos e matérias geradas.

Como é a atuação do economista em Auditoria?

É muito comum as empresas realizarem auditorias em seus processos, o economista pode atuar na auditoria de gestão analisando o fluxo de caixa da empresa, identificando anormalidades e inconformidades.

Durante uma auditoria o economista analisa toda a saúde financeira da empresa, e ao final aponta quais os pontos em que a empresa deve melhorar e quais ações podem ser tomadas.

 

 

 

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *