Skip to main content
O que é Unidade Básica de Saúde (UBS)?

O que é Unidade Básica de Saúde (UBS)?

O que é Unidade Básica de Saúde (UBS)?

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) são o principal local de atuação das equipes de Atenção Básica.

A UBS é o que conhecíamos como posto de saúde.  É na UBS que o cidadão deve, preferencialmente, buscar atendimento como consultas médicas com clínico geral, pequenas urgências, vacinas, curativos, etc.

Nesses postos de saúde é possível resolver cerca de 80% dos problemas que levam uma pessoa a procurar um serviço de saúde. É por isso que é chamada de porta de entrada do SUS.

Conforme mostrou pesquisa feita pelo Ministério da Saúde com quase 28 mil entrevistados, as UBSs são os serviços mais acessíveis e procurados do SUS.

Ainda de acordo com o levantamento, para 87% dos usuários, as UBSs estão a menos de 30 minutos de deslocamento de sua casa.

Que atendimentos posso encontrar em uma Unidade Básica de Saúde?

Antes de qualquer coisa, pense na UBS como um lugar onde você pode obter orientações e atendimentos que buscam um tratamento integral. As UBSs servem para receber orientações de saúde, prevenir doenças e recuperar a saúde caso tenha ficado doente.

Na UBSs você pode cuidar de uma urgência de baixa complexidade, pode tomar vacinas, pode ter acesso a métodos contraceptivos, e as gestantes podem realizar o pré-natal.

Para quem já tem uma doença crônica, como diabetes ou hipertensão, a UBS oferece o acompanhamento necessário para o controle do seu estado de saúde, de modo que o seu quadro não se agrave.

Também são realizadas nas UBSs consultas médicas com capacidade de resolver cerca de 80% dos problemas de saúde que levam as pessoas a procurar um serviço de saúde.

São ainda realizadas inalações, injeções, curativos, coleta de exames laboratoriais, encaminhamento para especialistas e fornecimento de medicamentos gratuitos.

Em quais casos não devo procurar uma Unidade Básica de Saúde?

Em casos de urgências graves, como atendimento a pessoas acidentadas ou um infarto, por exemplo.

Nas UBSs também NÃO são realizados procedimentos como: cirurgias; tratamento de câncer; transfusões de sangue; raio x, teste de esforço, tomografia etc.

Mas, com exceção dos casos de urgência nos quais se deve buscar um serviço de urgência e emergência ou chamar o Serviço Móvel de Urgência (SAMU), é fundamental que a pessoa procure atendimento na UBS.

Um especialista (médico, dentista, enfermeiro), irão identificar e avaliar sua condição e, se necessário, encaminhar para uma consulta especializada, exame ou mesmo uma internação.

Como saber se um produto é registrado pela Anvisa?

Saúde da Família é Atenção Básica?

Sim, a Estratégia de Saúde da Família (eSF) é o modo prioritário e preferencial de organização da Atenção Básica no Brasil, por isso recebe mais incentivos do Ministério da Saúde, mas os municípios têm autonomia para organizar de outro modo.

A ESF propõe uma equipe de profissionais de saúde que ficam responsáveis por conhecer e cuidar de uma população, que em média chega a 3.500 pessoas.

Assim, enfermeiros, dentistas, médicos, agentes de saúde, e outros profissionais dessas equipes ficam disponíveis para atender o cidadão quando ele procura a UBS.

Mas, além disso, devem se antecipar e buscar prevenir doenças e acompanhar a saúde das pessoas da comunidade mesmo que elas não busquem o serviço de saúde.

O médico que deve atuar na eSF deve ter formação em medicina de família e comunidade e deve ser capaz de cuidar com qualidade de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, homens e mulheres.

Os médicos do Programa Mais Médicos são preparados para esta atuação e devem integrar essas equipes.

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

3 thoughts to “O que é Unidade Básica de Saúde (UBS)?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *