Skip to main content

O que é Seguro de Vida e quais os melhores planos?

O que é Seguro de Vida e quais os melhores planos?

Muitas pessoas acham o assunto referente à Seguro de Vida mórbido, mas não é. Esse seguro serve para quem é principal fonte de renda da casa para que, em caso de sua morte ou invalidez, possa deixar o beneficiário com menos dificuldade no âmbito financeiro.

O Seguro de Vida faz parte do Seguro de Pessoas e, por esse motivo, ele pode ter garantias complementares além do risco de morte que são: invalidez por acidente, invalidez funcional permanente por doença, internação hospitalar, desemprego, dentre outras, tudo vai depender da cobertura escolhida pelo segurado.

As vantagens do Seguro de Vida

Para quem é casado e possui filhos pequenos, o seguro de vida pode ser uma proteção para que a família não passe necessidade em caso de alguma fatalidade.

Outra vantagem é que o Seguro de Vida não leva muito tempo no pagamento da indenização, dependendo da cobertura que foi contratada, esse pagamento pode ocorrer em até 30 dias.

O valor pago de indenização, segundo reza o Código Civil, não é considerado parte da herança, ou seja, o beneficiário deste seguro receberá todo o provento sem a necessidade de dividir esse valor com possíveis herdeiros e mesmo que o beneficiário não faça parte da herança.

Existem coberturas também como o auxílio funeral ou assistência que vão pagar todas as despesas com a utilização de serviço funeral o que é extremamente útil principalmente para aqueles que possuem famílias com menor poder aquisitivo e não podem despender valores para realizar todo o trâmite com funeral.

Tipos de cobertura do Seguro de Vida

Existem dois tipos de cobertura: individual e coletivo.

Seguro de vida individual:é aquele que cobre o risco de apenas uma pessoa onde o valor da indenização será de acordo com as características específicas da pessoa como profissão, idade, sexo, estado civil e estilo de vida.

Seguro de Vida Coletivo:é aquele que é contratado por um estipulante que representará os segurados que são de duas ou mais pessoas. O estipulante geralmente é uma empresa, associação, sindicato ou entidades de classe.

O seguro coletivo possui três formas de custeio: totalmente contributário (segurados são responsáveis pelo custeio integral), parcialmente contributário (segurado e estipulante dividem o custeio) e não contributário (o estipulante é responsável pelo custeio).

No seguro coletivo pode ainda ser previsto a inclusão de cônjuges e filhos, dependendo da cobertura da seguradora.

Lembrando que a escolha do beneficiário é de livre escolha do segurado não necessariamente precisando ter grau de parentesco com o segurado, o segurado pode também escolher um amigo.

Melhores Seguros de Vida

Segundo as últimas pesquisas realizada pela Proteste, as melhores seguradoras com o melhor Seguro de Vida foram essas:

1º Lugar – Sompo Seguros

2º Lugar – Porto Seguro

3º Lugar – Icatu

4º Lugar – SulAmerica

5º Lugar – Mapfre

6º Lugar – Bradesco

7º Lugar – Allianz

8º Lugar – Zurich

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *