Skip to main content
Previdência Privada

O que é Plano de Previdência Privada?

O que é Plano de Previdência Privada?

Cadastro Brasil Consultas

A previdência privada é uma aposentadoria que não está ligada ao sistema do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Ela é complementar à previdência pública. Todo setor de previdência privada é fiscalizado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão do governo federal.

Para quem quer fazer parte de um plano de Previdência privada precisa, em primeiro lugar, definir em quanto tempo pretende se aposentar.

A diferença com o plano de aposentadoria é que nos planos de previdência privada você pode escolher quanto quer contribuir mensalmente, diferente do INSS.

É possível também resgatar os valores pagos caso desista em algum momento do Plano de Previdência.

Os planos mais populares

São dois os tipos de planos de previdência mais utilizados:

1) Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL): é aquele para quem declara o Imposto de Renda Pessoa Física pelo modelo completo e tem o menor como seu dependente econômico nessa declaração.

O valor pago nesse plano pode ser abatido no Imposto de Renda desde que esse valor represente até 12% de sua renda bruta anual.

2) Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL): é para quem declara o Imposto de Renda Pessoa Física no formulário simplificado ou não dependente econômico nessa declaração.

Esse tipo de plano não permite que o dinheiro que você deposita todo o mês seja abatido do Imposto de Renda, em contrapartida, na fase de recebimento do benefício, o Imposto de Renda é pago apenas sobre o rendimento e não sobre o valor total, como no PGBL.

As tributações

As tributações também são de dois tipos:

1) Tributação Progressiva: segue conforme a tabela vigente do Imposto de Renda, com alíquotas que variam entre 0% e 27,5%, dependendo do valor resgatado ou da renda.

2) Tributação Regressiva: a alíquota pode chegar a 10% para aplicações que permanecerem mais de dez anos.

Em período de até dois anos da aplicação, a alíquota do imposto será de 35%, sendo reduzida em 5% a cada dois anos de permanência.

Na hora de escolher o plano, é necessário que o consumidor fique atento nas taxas de tributações.

Desvantagens do Plano da Previdência Privada

Os economistas consideram o Plano de Previdência Privada um investimento caro quando comparado a outras opções do mercado financeiro, como os Fundos de Investimento ou os Títulos do Governo.

Ainda segundo os economistas, somente metade destes planos tem rentabilidade superior à da inflação no período de um ano, já descontando a taxa de administração, além do alto custo que os bancos cobram para administrar seu dinheiro, custos esses que fazem parte dos custos de transação, que todo investimento tem.

Dúvidas Sobre a Previdência Privada

A Susep oferece atendimento ao público de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 9h30 às 17h, pelo telefone 0800-21-8484. Na Internet, dúvidas podem ser enviadas pelo site da entidade, que pode ser acessado através do link:

http://www.susep.gov.br/fale-conosco

Gostou do nosso post? Acesse o Blog do Brasil Consultas e conheça mais post como esse.

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

0 thoughts to “O que é Plano de Previdência Privada?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *