Skip to main content

O que é o Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE)?

O que é o Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE)?

O Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas da FAPESP destina-se a apoiar a execução de pesquisa científica e tecnológica em pequenas empresas no Estado de São Paulo.

Seus objetivos são apoiar a pesquisa em ciência e tecnologia como instrumento para promover a inovação tecnológica e o desenvolvimento empresarial, aumentar a competitividade das pequenas empresas, possibilitar que as empresas se associem a pesquisadores do ambiente acadêmico em projetos de pesquisa visando à inovação tecnológica e contribuir para a formação e o desenvolvimento de núcleos de desenvolvimento tecnológico nas empresas e para o emprego de pesquisadores no mercado de trabalho empresarial criando uma cultura permanente de inovação.

O projeto de pesquisa tem que ser feito na empresa?

Sim, obrigatoriamente. O PIPE destina-se a apoiar a execução de pesquisa EM pequenas empresas sediadas no Estado de São Paulo, conforme está explicitado nas normas do programa, que pode ser encontrado através do link:

http://fapesp.br/pipe/normas/#1

É preciso ter título de doutor para solicitar financiamento no PIPE FAPESP?

Não. No programa PIPE é fundamental a experiência demonstrada pelo proponente no tema do projeto e a competência demonstrada para a liderança da pesquisa proposta.

Embora a titulação acadêmica seja bem-vinda, ela não é de forma nenhuma exigida dos pesquisadores do PIPE.

Há áreas prioritárias no programa PIPE?

Não. O PIPE visa a apoiar pesquisas promissoras, com potencial de inovação, em qualquer área do conhecimento.

O apoio da FAPESP é um empréstimo ou é uma subvenção?

Trata-se de subvenção, recursos não-reembolsáveis, ou seja, não é empréstimo.

A FAPESP fica com uma parcela da empresa? Ela torna-se sócia da empresa?

Não, a FAPESP não recebe cotas da empresa. A FAPESP recebe um percentual do faturamento líquido gerado pela propriedade intelectual resultante do projeto financiado pela FAPESP.

Quando posso submeter uma proposta ao PIPE?

Como o PIPE tem 4 chamadas anuais, propostas podem ser submetidas em qualquer data e serão consideradas participantes da chamada aberta.

As datas de cada chamada podem ser verificadas em fapesp.br/pipe.

Recomendamos, no entanto, que as propostas sejam submetidas pelo menos uma semana antes do prazo final de cada chamada.

Preciso já ter a empresa para solicitar o PIPE?

Não. A FAPESP analisa propostas de empresas ainda não constituídas. Empresas startup ainda não constituídas legalmente são incentivadas a submeter.

Nos casos em que a proposta for aprovada, o proponente deverá então abrir formalmente a empresa antes de assinar o Termo de Outorga e receber o financiamento.

Preciso ter dedicação exclusiva ao projeto?

Caso o pesquisador principal seja pago pela empresa e não receba bolsa da FAPESP, é exigida a dedicação mínima de 24 horas semanais ao projeto na empresa.

Em casos excepcionais, em que a empresa demonstra não poder arcar com o salário do Pesquisador Responsável, a FAPESP pode analisar solicitação de Bolsa de Pesquisa em Pequena Empresa (Bolsa PE FAPESP).

Se o pesquisador principal solicitar Bolsa PE, é necessária a dedicação mínima de 40 horas semanais ao projeto.

Há diferentes etapas no programa?

Há três fases:

A Fase 1 é destinada à verificação da viabilidade técnico-científica da proposta, (duração de até 9 meses e orçamento de até R$ 200.000 mais reserva técnica e benefícios complementares).

A Fase 2, destina-se à execução da pesquisa propriamente dita (duração de até 24 meses e orçamento de até R$ 1.000.000 mais reserva técnica e benefícios complementares).

A Fase 3 visa ao desenvolvimento comercial e industrial da inovação. A FAPESP não pode financiar a Fase 3, mas frequentemente se associa a entidades como a FINEP que podem oferecer recursos. No âmbito do programa PIPE/PAPPE em parceria com a FINEP, tem havido chamadas de propostas conforme descrito em fapesp.br/pappe.

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *