Skip to main content

O que é Factoring?

 

O que é Factoring?

Apesar de ter um nome estrangeiro o factoring não é nada muito complexo de se entender, trata-se de um mecanismo de fomento mercantil que vai permitir que a empresa que opte por ele venda seus créditos gerados por sua venda a prazo, tendo um recebimento imediato dos créditos futuros, aumentando o poder de negociação nas compras à vista de seus produtos permitindo que a empresa não se descapitalize.

Uma coisa importante de se dizer é que uma empresa de factoring não trabalha com empréstimos em dinheiro, isso quem faz é um banco, o factoring é um instituto de direito mercantil que presta serviços e compra créditos de empresas, resultantes de suas vendas mercantis a prazo.

Resumindo, o factoring não é uma atividade financeira, ela conjuga a compra de direitos de créditos com a prestação de serviços dependendo exclusivamente de recursos próprios.

Os Alvos do Factoring

O alvo exclusivo desse investimento mercantil são as pessoas jurídicas, preferencialmente os pequenos e médios empreendedores, pois ele vai não só prestar um serviço de assessoria como também ajudar naqueles pequenos entraves que esses empreendedores encontram no seu dia a dia.

Assim como as demais atividades comerciais, existem vários tipos de factoring, os principais são:

Convencional:É a compra dos direitos de créditos das empresas fomentadas, através de um contrato de fomento mercantil.

Maturity:A Factoring passa a administrar as contas a receber da empresa fomentada, eliminando as preocupações com cobrança.

Trustee:Além da cobrança e da compra de títulos, a Factoring presta assessoria administrativa e financeira às empresas fomentadas.

Exportação:Nessa modalidade, a exportação é intermediada por duas empresas de Factoring (uma de cada país envolvido), que garantem a operacionalidade e liquidação do negócio.

Factoring matéria-prima:A Factoring nesse caso transforma-se em intermediário entre a empresa fomentada e seu fornecedor de matéria-prima.

A Factoring compra à vista o direito futuro deste fornecedor e a empresa paga à Factoring com o faturamento gerado pela transformação desta matéria-prima.

 

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

0 thoughts to “O que é Factoring?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *