Skip to main content

O que é e para que serve o SEBRAE?

O que é e para que serve o SEBRAE?

No Brasil cada vez mais cresce o número de novos empreendedores em busca do sonho de ter seu próprio negócio e, para que esse sonho possa se tornar realidade, é preciso que as pessoas possam ter apoio de profissionais que o orientem afim de terem um norte.

E é exatamente aí que entra o trabalho do Sebrae. Muitos empresários não buscam apoio do Sebrae, acreditando que se trata de uma instituição do governo ou até mesmo de um órgão de fiscalização. Ledo engano.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), é apenas uma entidade privada sem fins lucrativos que tem como principal função ser um agente de capacitação e de promoção do desenvolvimento com o principal objetivo incentivar o crescimento dos negócios dos empresários e microempreendedores que buscam seu auxílio.

Essa instituição foi criada em 1972, tem atuação em todo o território nacional com sede nacional em Brasília, com pontos de atendimento nas 27 unidades da Federação.

Conta com mais de 5 mil colaboradores diretos e cerca de 8 mil consultores e instrutores credenciados em todo o Brasil.

Tipos de atendimento do Sebrae

Antes de iniciarmos com os tipos de pessoas que o Sebrae atende, é importante frisarmos que o Sebrae não atua com empréstimo de dinheiro, somente orienta sobre quais linhas de crédito estão disponíveis e quais se encaixam melhor nas necessidades do seu tipo de negócio.

O perfil de profissionais que o Sebrae atende são:

  • Pessoas que pensam abrir seu próprio negócio;
  • Pessoas que já possuem seu negócio e desejam crescer ainda mais;
  • Pessoas que procuram soluções para as empresas que já estão consolidadas no mercado;
  • Pessoas que procuram incentivo e cooperação entre empresas e empreendedores;
  • E pessoas que buscam a formalização do seu negócio.

Forma de Atuação do Sebrae

O Sebrae atua sempre com foco no estímulo ao empreendedorismo e no desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios, de forma individual ou coletiva, oferecendo as seguintes soluções:

  1. A) Informação:através de pesquisas, artigos, publicações, notícias e muito mais.
  2. B) Serviços de Consultoria: presta consultoria através de seus postos de atendimento ou diretamente em sua empresa.
  3. C) Cursos: conta com mais de 40 cursos e palestras, presenciais e a distância, para atender quem já tem e quer ampliar seu negócio ou quem pensa em abrir a sua própria empresa.
  4. D) Publicações:possui publicações sobre os mais diversos temas e setores do empreendedorismo disponíveis em seu site.
  5. E) Premiações: promovepremiações que valorizam, incentivam e estimulam os pequenos negócios a crescer cada vez mais.

O Sebrae atende os mais diferentes setores como:

Indústria –desenvolvendo ações coletivas com pequenos negócios industriais, reunidos em arranjos produtivos locais, núcleos setoriais, encadeamentos com grandes empresas e outras formas de cooperação.

Comércio e serviços –atua na capacitação dos empresários e na integração cooperativa que proporcionam qualificação, modernização e aumento da competitividade de polos e redes de pequenos empreendimentos comerciais com interesses comuns.

Agronegócio – prioriza o atendimento coletivo de empreendedores rurais, com enfoque na profissionalização da gestão das empresas cujas atividades se concentram no campo.

Quer saber mais sobre o Sebrae?

Acesse sua página: http://www.sebrae.com.br

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *