Skip to main content

O que é Conta Poupança?

poupança
De acordo com recente pesquisa realizada (pela Fecomércio RJ/Ipsos), os brasileiros tem aderido muito mais o uso da poupança nos últimos anos. Acredita-se que este fato ocorra por diversos fatores, entre eles a preocupação em relação ao futuro.

Mas o que é a poupança e para que serve?

Por mais óbvio que possa parecer para alguns, muitas pessoas não sabem dizer ao certo qual o significado de poupança.
Todo o dinheiro que preservamos, ou seja, que temos porém não gastamos, ou que guardamos com o intuito de gastar mais tarde é uma poupança.

Poupança é um termo que vem de poupar, de economizar, de guardar, seja pra qualquer finalidade econômica que seja.

Em outras palavras, se não gastarmos esse dinheiro no consumo imediato, ainda o teremos em nossas mãos. E nossos bens são contados de acordo com o que temos nas mãos, ou seja, quando temos uma poupança, temos dinheiro em posse.

Sendo assim, o dinheiro que você guarda no seu cofre, colchão, carteira e outros também são uma poupança. Mas porque as pessoas tem a preferência de guardá-los em bancos?

grana

Nos bancos, reduzimos o risco de nosso capital ser perdido ou roubado e além de ser uma poupança é também um investimento. Um investimento de baixo rendimento á princípio, mas também de baixo risco.

A maioria das pessoas poupam finanças, é com a finalidade de assegurarem-se para eventualidades futuras, como desemprego, emergência médica, aquisição de um bem (como imóvel ou automóvel), planejamento de estudo (faculdade para si mesmo ou para os filhos) e até mesmo para realizarem reformas planejadas.

Injured Piggy Bank WIth Crutches

Nesse aspecto, podemos entender imediatamente que poupar é sinônimo de ser prudente, afinal é preciso evitar consumismo, disperdício, extravagância e gasto desnecessário na busca de um bem estar futuro, seja este qual for. É sacrificar o agora para não perecer no amanhã.

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

0 thoughts to “O que é Conta Poupança?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *