Skip to main content

O que é Certificado Digital para pessoa jurídica?

 

O que é Certificado Digital para pessoa jurídica?

Quem é empresário nos dias de hoje sabe o quanto é importante trabalhar com elementos que forneça praticidade e o que é principal: segurança.

E essa segurança da qual falamos não é só para o cliente, mas também para o empresariado em geral, já que é uma constante o trabalho com inúmeros tipos de documentação.

E é justamente para isso que muitos empresários hoje já trabalham com o Certificado Digital, que nada mais é que uma assinatura digital com validade jurídica que vai permitir que seja dado muita agilidade com relação à documentação e notas necessárias em uma empresa.

Além disso, o Certificado Digital para pessoas jurídicas traz uma grande tranquilidade no que diz respeito à segurança já que trabalham com o que há de mais moderno em termos de segurança de informações trazendo maior tranquilidade pois oferece autenticidade, integridade e confidencialidade à todas informações eletrônicas do empresário.

A validade jurídica do Certificado Digital para empresas (e-CNPJ)

Tudo tem suas regras, e com o Certificado Digital de empresas (e-CNPJ) não é diferente, para poder instalá-lo em sua empresa é necessário que ela trabalhe com emissão de notas.

E esse é um dos diferenciais o e-CNPJ, emitir a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) além de enviar a escrituração fiscal digital e todas as obrigações acessórias.

O Certificado Digital possui 3 tipos diferentes:

1) O tipo A: é a famosa assinatura digital, usado para assinar documentos de escrituração geral da empresa em formato digital.

2) O tipo S: que é aquele que vai lhe fornecer sigilo e confidencialidade para que você possa efetuar suas transações bancárias, por exemplo. Com esse tipo, seus documentos serão criptografados e só será acessível através de outro certificado digital autorizado para abrir tal arquivo.

3) O tipo T: esse é o conhecido Timestamp ou Carimbo do Tempo que é usado para confirmar que determinada informação digital existiu em uma data específica do passado, ou seja, confirma a temporalidade da ocorrência de um evento dentro de um prazo específico.

Os certificados digitais são validados através da Autoridade Certificadora (AC) que é habilitada pela Receita Feral e credenciada pela ICP-Brasil, entidades que certificam a idoneidade do documento assegurando sua validade jurídica.

Requisitos técnicos para instalação do e-CNPJ

1) Sistema operacional:(Windows Vista com Service Pack 2,) Windows 7 com Service Pack 1, Windows 8, Windows 8.1 ou Windows 10. Mac OS X a partir da versão 10.8 (Mountain Lion).

2) Navegador:Internet Explorer nas versões 6, 7, 8, 9, 10 ou 11.

3)Computador com acesso à internet e porta USB habilitada.

 

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *