Skip to main content

O que é Certificado Digital para pessoa física?

 

O que é Certificado Digital para pessoa física?

Muito utilizado no âmbito corporativo, o certificado digital carrega consigo o mito de ser algo a ser utilizado apenas por pessoa jurídica, ou seja, por empresas.

Isso não é verdade, o certificado digital vem cada vez mais sendo utilizado por pessoas físicas pelos vários benefícios que seu uso proporciona, como uma maior confiabilidade, pela sua segurança contra fraudes, economia de tempo (já que pode até ser utilizado de casa), economia de gastos pois não é preciso reconhecimento de documentos, dentre outros benefícios.

O certificado digital para pessoa física nada mais é do que um arquivo eletrônico que irá funcionar como uma assinatura digital já contendo validade jurídica.

A praticidade maior deste documento é que através dele, a pessoa poderá identificar-se e assinar de forma digital um documento estando em qualquer parte do mundo, evitando as temíveis burocracias que situações não digitais exigem nesse tipo de procedimento.

Dentre os certificados digitais, o mais usado por pessoa física é o e-CPF, que já inclusive é muito utilizado para envio de Declaração de Imposto de Renda, além de também ser usado em documentos que necessitem de assinatura digital.

Utilidade do Certificado Digital Para Pessoa Física

Existem diversas situações em que ele pode ser útil, como por exemplo na assinatura de contratos, as pessoas no contrato poderão assiná-lo de onde estiver sem que haja a necessidade que se desloque até um local específico para fazê-lo.

Outra boa utilidade deste documento vai para aqueles que são profissionais da área da saúde, pois eles podem utilizar o certificado digital para a assinatura de prontuários eletrônicos.

Serve também para diferentes tipos de transações bancárias sendo considerada mais segura até que o internet banking, ele também dispensa a exigência de reconhecimento de firma em cartório em muitas transações desse tipo, gera adesão ao Cadastro Positivo através da internet, ou seja, permite ao usuário que assine e envie documentos, faça logins com muito mais segurança.

Como instalar o Certificado Digital Para Pessoa Física

Para a instalação do certificado digital, é necessário que se tenha o Windows 7 ou uma versão superior, além do navegador Internet Explorer versão 5.5 ou superior, que precisará estar habilitado para a gravação de cookies.

Ele também serve para notebook ou desktop desde que possua porta USB habilitada e, é claro, acesso à internet.

Confirme também com o administrador de rede se ele oferece permissão para a utilização do certificado digital para pessoa física.

Se for ser feita a utilização do certificado através do smart card, é preciso também da permissão para leitora, que precisa também ser compatível.

Depois, basta acessar o sofware, além do manual de intsrução que lhe sanará todas as dúvidas sobre os procedimentos a serem adotados e pronto, você já tem acesso ao mais moderno e seguro certificado digital.

Segundo comparações, podemos dar aqui uma dica, os certificados digitais oferecidos pelo Serasa costuma ter os preços mais baratos.

Para verificar, acesse:

https://serasa.certificadodigital.com.br

 

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *