Skip to main content
Cadastro Positivo

O QUE É CADASTRO POSITIVO?

Saiba mais sobre o Cadastro Positivo, suas vantagens e desvantagens.

pontos positivos e negativos

O Cadastro positivo foi idealizado com a proposta de auxiliar aqueles que são bons pagadores à terem concessão de crédito com maior facilidade. Ele é uma base que registra os históricos de compras e pagamentos de pessoas físicas ou jurídicas.
Na teoria, ele serve para que aquelas pessoas que estão sempre em dia com seus pagamentos possam ter maior facilidade na aquisição de financiamentos, crediários e afins. Quanto mais pontual o cliente, melhores as condições de juros, taxas e de propostas de parcelamento oferecidas pelas instituições.
Esse cadastro é oferecido pelos órgãos de proteção ao crédito, como SPC, SERASA Experian e SCPC Boa Vista, que garantem que esse procedimento não servem para restringir o crédito de pessoas que frequentemente vêem-se com problemas de atraso e quitação de dívidas, mas que pelo contrário, protegem a pessoa de um superendividamento, pelo fato de não permitir que ela adquira algo que não possa pagar depois.

bom_pagador
Porém, além dos pós existem também os contras. Os bancos são relutantes quanto ao aderir esse Cadastro Positivo e o Procon vai totalmente contra, pois acredita que ao aceitar a participação desse cadastro, a pessoa, muitas vezes ingenuamente, acaba tendo todos os seus dados expostos, inclusive os pessoais.
A intenção por melhor que pareça, pode acabar prejudicando muitas pessoas, afinal sempre existem imprevistos. E ao simplesmente atrasar um pagamento, seja por esquecimento ou por dificuldades financeiras, esse participante do Cadastro Positivo acaba prejudicando á si próprio ao invés de ajudar-se. E que essa diminuição prometida nos juros e taxas de parcelamentos são praticamente insignificantes perante ao que a pessoa está abrindo mão, sua privacidade.

Sem contar que, futuramente, dependendo da proporção que ganhar esse Cadastro Positivo, muitas pessoas podem acabar sendo alvo de discriminação, pois caso ela não conste no Cadastro Positivo será sinônimo de que ela seja considerada pelas instituições má pagadora, quando na verdade ela pode apenas ter optado por não abrir seus dados pessoais ás empresas.
Apesar de aprovado pelo governo e oferecido livremente nos principais sites de órgãos de proteção ao crédito (SPC, SERASA Experian e SCPC Boa Vista), existem muitos movimentos que ainda tentam vedar essa prática pelo fato de violar o direito de privacidade dos cidadãos, pois ao ser aceito deixa de informar aos próprios cadastrados a existência de débitos e uma empresa poderá fornecer livremente á outra as informações coletadas nesse Cadastro Positivo.

cadastro positivo
Enfim, entre pós e contras, cabe a cada um decidir se vale a pena ou não aderir ao Cadastro Positivo. Você é bom pagador o bastante para aceitar ter suas informações veiculadas ou é do time dos que acreditam que imprevistos acontecem e que sua informações pessoais são muito valiosas para circularem livremente entre as instituições?

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

2 thoughts to “O QUE É CADASTRO POSITIVO?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *