Mitos e verdades sobre o nome sujo

Mitos e verdades sobre o nome sujo

Contas à pagar, impostos dos mais variados, material escolar, tudo isso fazem do início do ano fator determinante para a alta da inadimplência. Dessa forma, a possibilidade do consumidor ter seu nome nos registros do SPC e SERASA, ou seja, o popular “nome sujo”.

Alie esses fatores com a crise econômica e o aumento do desemprego e pronto, a dificuldade aumenta ainda mais.

Mas quais são as verdades e quais são os mitos das consequências de ter o nome negativado?

Nesse momento é preciso ter informação para não complicar ainda mais a situação, portanto, procuraremos esclarecer pontos importantes:

Empresas não podem barrar contratação de quem tem restrição no nome: Mito. Desde 2012 o Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou que qualquer empregador poderá definir a contratação de um funcionário verificando se o nome dele consta em algum cadastro de restrição de crédito. Não existe nenhuma espécie de proibição legal que impeça a consulta aos cadastros de restrição ao crédito antes de admitir um funcionário.

Não é possível tirar passaporte ou visto com o nome negativado: Mito.

É possível tirar passaporte e visto para qualquer país, As viagens só podem ser restritas por ordem judicial. E uma simples negativação não é motivo para tal.

Além disso, a Polícia Federal, que é o órgão responsável por emitir passaportes não faz qualquer consulta em relação às negativações. O mesmo vale para consulados que emitem os vistos para países.

Nome Sujo Brasil Consultas

Quem passou em um concurso público também pode ter problemas caso conste restrição de crédito, como SPC ou Serasa: Verdade.

É preciso ser adimplente para assumir o cargo.

Posso abrir uma conta corrente com o nome negativado: Mito. Isso pode de certa forma prejudicar a parte financeira do consumidor pois além de não poder possuir uma conta corrente também não pode adquirir cartão de crédito.

Sobre a contratação de seguros, de acordo com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão que fiscaliza a atuação das seguradoras, as empresas não podem recusar um cliente por restrição ao crédito. As entidades que procederem desta maneira podem, inclusive serem multadas. Uma seguradora pode não aprovar um seguro, mas deve apresentar todas as razões de ter negado o pedido. O consumidor tem o direito de discordar e insistir na questão.

No que diz respeito à locação de imóveis, tanto locatário quanto fiador terão que apresentar documentos e passarão por análise cadastral e não podem estar com o nome sujo.

Lembramos também, que algumas atitudes podem ser abusivas. A inadimplência não é motivo para demissão de funcionários, por exemplo, nem mesmo de bancários, como sugeria uma lei de 2010, que foi prontamente derrubada.

É muito importante que se faça consulta ao nome em órgãos autorizados periodicamente pois existem muitos casos de pessoas que tem o nome negativado indevidamente sem o conhecimento delas. Fique atento!

 

 Nome sujo? Consulte seu CPF

  • Excelente
  • Ótimo
  • Bom
  • Regular
  • Indiferente
Sending
User Review
0 (0 votes)

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

Adicione um comentário