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Mau Pagador: Como identificar esse perfil

Vamos supor que sua empresa se dedique a trazer bons produtos e serviços, investindo sempre em ações que colaborem para aumentar as vendas. Então, chega o mau pagador, esse perfil de cliente que pode causar verdadeiros prejuízos, trazendo problemas e dores de cabeça.

Mas, e agora, como identificar esse perfil? Estar preparado é uma ótima alternativa para evitar fechar negócio com esse tipo de cliente. Afinal, com algumas estratégias conseguimos saber mais sobre esse perfil e evitar que haja dívidas que serão muito difíceis de ser cobradas posteriormente.

Assim, continue a leitura e entenda mais sobre o mau pagador e como identificar esse perfil com algumas estratégias e ferramentas muito interessantes!

Existem alguns tipos de perfil de devedores

Infelizmente o índice de inadimplência é alto. De acordo com dados do Serasa, em 2021, 1,6 milhão de pessoas se tornaram inadimplentes. Em abril de 2020 os números atingiram o seu recorde, chegando a quase 66 milhões de devedores.

Péssima notícia para empresas, não é verdade? Pois bem, é um sinal de que você precisa se concentram não apenas em ações para vendas, fechar negócio, mas para administrar sua lista de inadimplentes. Por isso, conheça primeiro os tipos de devedores!

Devedor ocasional

O primeiro perfil que você precisa conhecer é o devedor ocasional, e como seu nome já mostra, ele não costuma ter dívidas, isso é apenas uma ocasião. Normalmente está devendo porque aconteceu algum tipo de imprevisto, que resultou em atraso no pagamento.

Nesse caso o processo de cobrança também é bastante simples, esse tipo de perfil recebe o contato e já providencia o pagamento. Para a empresa, é um crédito recuperado de maneira mais tranquila, é possível, ainda, oferecer descontos nos juros para investir no relacionamento com o cliente.

Devedor negligente

Já no caso do devedor negligente, a dívida é algo normal, ele está acostumado a contrair dívidas, tem uma tendência de descontrole financeiro. Nesse contexto a sua empresa corre mais riscos de perdas, porque esse devedor costuma manter seus débitos por bastante tempo.

Por conta de sua vida desorganizada, é preciso que sua empresa seja insistente na cobrança até alcançar êxito. Isso porque o esquecimento é um fator que marca esse perfil, daí a necessidade de ações por parte da sua empresa, como manter contato.

Devedor viciado ou crônico

Igualmente problemático, o devedor viciado, também chamado de crônico, atrasa frequentemente o pagamento de contas. A sua vida financeira é desorganizada, não por condições de arcar com suas dívidas, mas por sua falta de controle.

Esse tipo de devedor vai pagar, porém costuma fazer apenas após ações judiciais, ou seja, ele vai dar trabalho para a sua empresa. Em todo caso, ele vai pagar, porém, será um processo um pouco demorado.

Agora é hora de falar do mau pagador, mas, com ele é o protagonista do nosso artigo, separamos um tópico só para falar dele.

Conheça o perfil do mau pagador

Enfim chegamos ao conceito do mau pagador, um perfil de cliente que pode representar bastante dor de cabeça para a sua empresa. Isso porque ele, diferente dos outros, recusa-se a pagar a sua dívida, mesmo que seus colaboradores entrem em contato com ele.

O mau pagador não se importa de contrair dívidas e também não atende aos avisos de cobrança, afinal, nega-se a pagar o que deve. Aqui o diálogo durante os contatos não vai fazer o problema ser resolvido, é preciso recorrer às medidas legais.

Outra característica desse tipo de consumidor é que ele pode desaparecer. Isso mesmo! É possível que os contatos que estão no seu cadastro não sejam mais suficientes para falar com ele, pois troca de número frequentemente.

Assim, um ponto importante é que não vale a pena inserir estratégias para criar um relacionamento com esse cliente, porque ele não vai gerar retornos financeiros para seu negócio. Além disso, deixe sempre claro quais as ações caso ele não arque com a dívida, para evitar transtornos para sua empresa.

Mas como fazer para evitar todo esse problema? Porque vimos que o perfil do mau pagador é o mais prejudicial para sua empresa e, melhor do que lidar com ele, é evitá-lo. Então, vamos ver como identificar esse perfil antes de fechar negócio.

Consulta CPF CNPJ Online

Como fazer para identificar o mau pagador?

O primeiro passo é fazer uma espécie de entrevista com o seu cliente, aproveitando para recolher dados cadastrais ou conferir se os do seu sistema estão atualizados. Assim, fica mais simples efetuar uma cobrança depois da compra, caso seja necessário.

Consulte em órgãos de proteção ao crédito

A sua empresa também precisa criar uma política de crédito, ou seja, um protocolo de atendimento, com ações obrigatórias. Elas consistem em consultar órgãos de proteção ao crédito, o histórico de compras, enfim, dados que mostrem se há dívidas em nome do cliente.

Ofereça opções de pagamentos

Dessa forma, é interessante oferecer opções para pagamento, inclusive com descontos para pagamentos à vista ou antecipados, evitando transtornos futuros. Com isso, é essencial que a sua equipe esteja devidamente treinada e com ferramentas para efetuar cada etapa desse processo.

Por exemplo, uma prática fundamental é separar colaboradores diferentes para etapas de venda e de cobrança, por conta do relacionamento com o cliente. São interações diversas e isso pode prejudicar o relacionamento dos clientes com a empresa.

A sua empresa precisa, portanto, pensar em planos de ação para caso de clientes com potencial de devedores, infelizmente não há como fugir desses perfis. No caso do mau pagador, não abra mão de fazer consultas de dados cadastrais e dívidas.

Conclusão

É fundamental saber com qual perfil está lidando para executar ações certas para ir em busca do pagamento. Agora você já sabe como identificar cada perfil devedor e como cada um deles pode ser cobrado.

Assim, tão importante quanto prestar bons serviços e vender produtos de qualidade, é ter uma política de crédito que faça com que seus investimentos não sejam em vão.

Para alguns clientes, é preciso apenas manter o trabalho de cobrança, sem a necessidade de manter o relacionamento, porque não será interessante para sua empresa. E você consegue fazer isso apenas usando as ferramentas corretas e com pessoal treinado.

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