Limpar histórico Serasa e SPC

Limpar histórico Serasa e SPC é algo que muitas pessoas desejam, pois diversas situações podem acabar gerando a inclusão do nome de determinada pessoa nos órgãos de proteção ao crédito, de modo que reverter essa situação é necessário. Mas você sabe como fazer isso?

Para saber mais sobre o assunto, leia o presente artigo até o final e compreende melhor como fazer para limpar histórico Serasa e SPC e poder ter maior tranquilidade e melhor opções de créditos no mercado.

Boa leitura!

Como limpar o histórico?

Nos registros do SPC e Serasa, mesmo que você não tenha mais uma dívida ativa registrada, é possível verificar o histórico, como, por exemplo, o Score, que é uma nota que você possui e que demonstra se seu histórico e mais positivo ou negativo.

Além disso, outro tipo de histórico que fica registrado nesses órgãos é o histórico de busca. As pesquisas que empresas fizerem no seu nome também podem ser vistas em novas buscas, de modo que isso também acaba sendo levado em consideração no momento de aprovar ou negar algum tipo de crédito para você.

Assim, esse registro de histórico pode ser muito prejudicial em momentos em que você deseje obter créditos no mercado, principalmente em situações que sejam de maior urgência e necessidade, em que você precisa de crédito de forma rápida e sem empecilhos.

Sendo assim, é importante saber como fazer para limpar histórico Serasa e SPC e poder recomeçar a vida financeira sem o peso de um score baixo ou de registros negativados no seu histórico. Isso é importante, acima de tudo, para garantir que, em eventual necessidade, você não tenha que lidar com as barreiras de um histórico com registros.

Nesse sentido, é importante dizer que para isso acontecer, é preciso que você procure uma agência do Serasa ou do SPC ou que utilize o site para localizar o formulário de solicitação que deve ser preenchido e enviado ao órgão em questão.

Assim, não basta apenas fazer uma solicitação oral, é preciso solicitar a limpeza do histórico através de pedido por escrito para que a agência possa avaliar e realizar a limpeza.

Saiba como limpar seu nome

Além de saber que é possível limpar o histórico do SPC e Serasa, também é importante estar atento para as formas de limpar o nome desses registros, quando a dívida ainda está ativa e aberta.

Nesse sentido, é preciso ressaltar que a única maneira de limpar o nome do registro é realizando o pagamento da dívida, seja através de um acordo realizado com o credor ou através de pagamento à vista.

Além disso, os registros nos órgãos de proteção ao crédito somente podem ficar disponíveis para consultar por um prazo de 5 anos. Depois disso, a dívida é obrigada a ser retirada, pois ela não é mais exigível legalmente. Isso não quer dizer que a dívida não exista mais, mas sim que o credor perdeu o prazo de cobrança e que não tem mais justificativa para manter o nome do devedor com restrições.

No entanto, é sempre indicado que o devedor realize acordos e quite as dívidas, não esperando que elas saiam pelo decurso do prazo de 5 anos, até porque o histórico pode ser consultado até que seja limpo pela solicitação do interessado.

Considerações finais

Dessa forma, com o presente artigo fica bem claro que existe sim a possibilidade de limpar histórico Serasa e SPC, mas isso deve ser feito com solicitação expressas ao órgão em questão. Além disso, essa limpeza só se refere a registros que estejam no histórico, não sendo válida para registros ativos e de dividas que estão em vigor atualmente.

Nesses casos, quando você tem alguma restrição no seu nome e deseja solucionar, a forma indicada e possível não é através da limpar histórico Serasa e SPC, mas sim por meio da realização de acordo com o credor ou até mesmo com escritórios de cobrança em que por ventura a dívida estiver sendo tratada.

Ademais, depois da quitação da dívida ou de realização de acordo com o pagamento da primeira parcela, o credo tem o prazo legal de até 5 dias úteis para remover o nome do consumidor de qualquer cadastro de proteção ao crédito ao qual o nome estava registrado. Sendo assim, caso isso não ocorra, você pode solicitar diretamente ao credor e até mesmo ingressar com uma ação judicial para que a regularização seja realizada.

Quer saber como fazer para verificar se você possui alguma dívida no seu nome? Acesse o nosso site e conheça os nossos serviços de Consulta de Crédito.

Sending
User Review
5 (1 vote)

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.