INSS altera regras de agendamento pra evitar fraudes na Previdência e facilitar atendimento.

inss

Se você está precisando de atendimento no INSS é importante que saiba das novas regras para que não perca a viagem.

As novas regras implantadas visam não somente evitar fraudes, mas também servem para agilizar o atendimento e o serviço.

Dentre as principais mudanças, a mais importante é a de que agora é obrigatório que o usuário apresente o CPF no momento de dar entrada em qualquer benefício. Antes, bastava apresentar o RG ou qualquer outro documento com foto.

Portanto, não se esqueça de levar o CPF, pois caso contrário não será atendido. Vale lembrar que documentos como RG e CNH que tenham neles o número do CPF informado podem ser apresentados que serão aceitos.

documentos

Essa medida, por mais simples que pareça, ajuda a Previdência a acabar com as tais senhas fictícias, onde intermediários faziam agendamentos e depois vendiam as vagas.

Também não será mais possível realizar um novo agendamento para o mesmo serviço antes de 30 dias, para os casos de pedidos negados. Sendo assim, o cidadão pedirá o recurso daquele pedido negado ao invés de reagendar e recomeçar o processo tudo de novo.

Através do recurso, o serviço funciona com maior rapidez, pois o candidato à aposentadoria já tem um pré-atendimento realizado.

Mais uma importantíssima mudança é que o benefício passará a contar da data de agendamento como início de requerimento. Sendo assim, se levar um mês para que o benefício seja concedido, quando receber no mês seguinte o valor será equivalente aos dois meses.

E mesmo que o candidato não consiga comparecer na primeira data agendada, ainda assim ela é que contará como data de início, pois o processo começa no agendamento.

Lembramos ainda que esse agendamento poderá ser realizado por telefone, através da Central de Atendimento 135.  A ligação é gratuita de telefones fixos ou públicos e em celulares tem o custo de uma chamada local.

previdencia
Você seleciona o dia e a hora marcada em qualquer Agência da Previdência Social (dentre as vagas disponíveis), selecionando entre: auxílio-doença, PP (Pedido de Prorrogação), PR (Pedido de Reconsideração ou recurso), pensão por morte,  salário maternidade, pedido de aposentadoria, auxílio-reclusão, benefício assistencial, pecúlio, e CTC (Certidão de Tempo de Contribuição).

  • Excelente
  • Ótimo
  • Bom
  • Regular
  • Indiferente
5
Sending
User Review
4 (8 votes)

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

Adicione um comentário