Skip to main content

Dívida com banco caduca?

Dívida com banco caduca?

divida com banco 02

NÃO, a resposta é pura e simplesmente essa. O que leva as pessoas a pensar que as dívidas bancárias possam caducar é a confusão que se faz com a retirada do nome de órgãos como o SPC, SCPC e Serasa.

A dívida com o banco não se torna nula porque o prazo de validade venceu, na realidade, após 5 anos em média, prazo estipulado pelo artigo 205 do Código Civil, o credor perde o direito de cobrá-la.

De acordo com o Idec ( Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), a cobrança de boletos, cartão de crédito e cheque especial que não foram pagos caducam após cinco anos, regra válida também para financiamentos e empréstimos, porém se o credor cobrar a dívida em qualquer data dentro do prazo de prescrição da dívida, a contagem recomeça.

Se não pagar a dívida com o banco, meu nome ficará sujo até que eu pague?

Claro que não, o nome do consumidor não pode permanecer em nenhum cadastro negativo por período superior a cinco anos ao fato que gerou a inscrição.

Após cinco anos, o consumidor volta a ter acesso ao crédito normalmente, agora é sempre interessante que se tente renegociar as suas dívidas porque, estando o consumidor com o nome suja, dificulta uma série de trâmites de compras e, inclusive pode prejudicar o consumidor na busca por um emprego, porque muitos analistas de recursos humanos, pesquisam o nome dos candidatos e o nome sujo influencia no momento da contratação.

Cobrança de dívidas com bancos

Outro fator que faz com que as pessoas pensem que dívidas com bancos caducam é que elas, em muitos casos, são cobrados por empresas que não são das instituições bancárias.

Isso ocorre porque após muitas tentativas de cobrança os bancos vendem essa dívida para as empresas especializadas de cobrança.

Em casos de dívidas com valores muito pequenos, as cobranças não são enviadas para empresas especializadas, pois o custo dessas empresas são maiores que os valores a serem cobrados.

As dívidas que não logram êxito pelas empresas de cobrança não somem do cadastro de dados dos bancos, o que pode ser ruim, pois se o consumidor precisar abrir uma conta futuramente neste banco, não conseguirá.

Portanto, procure sempre negociar essas dívidas para não ter problemas futuros.

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

0 thoughts to “Dívida com banco caduca?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *