Skip to main content

DICAS PARA TER O NOME LIMPO

FUJA DA INADIMPLÊNCIA, VEJA DICAS DE COMO MANTER-SE SEMPRE COM SEU NOME EM DIA.

nome limpo

Um dos maiores problemas econômicos da atualidade está na inadimplência. Para orientar quem passa por esse problema ou deseja se precaver de que isso venha um dia á ocorrer , separamos algumas Dicas Úteis:

1- COMPRAR NÃO É TERAPIA

Se você está chateado, nervoso ou irritado, deixe a carteira e o cartão de crédito em casa.  Não compre nada em momento de instabilidade emocional, porque você pode acabar comprando o que não precisa, gastando o que não deve e não pode. No momento pode até preencher o seu vazio, mas comprar não vai resolver seu problema, não vai te fazer mais feliz e o pior: depois além do problema e do vazio você ainda vai ter uma angústia que vem junto com o problema de dever e não poder pagar. Lembre-se: problemas precisam de uma solução e não de mais um problema. Afinal, um problema é mais fácil de se resolver do que dois…

2- CONHEÇA BEM SEU ORÇAMENTO

Sempre tenha  anotadas todas as suas contas para que você nunca assuma mais compromissos do que pode arcar. Faça dívidas baseadas no que seu orçamento permite, nunca o ultrapasse.

dinheiro

3- EVITE LONGOS PARCELAMENTOS

Parcelamentos á perder de vista são perigosos para sua renda, porque ele se acumula junto de novas dívidas. Fora os gastos fixos que devem ser levados em consideração, tais como o IPVA, IPTU, seguro do carro, material escolar dos filhos, plano de saúde… Priorize pagar suas dívidas fixas antes de criar dívidas novas e não poder pagá-las.

4- CUIDADO COM A FACILIDADE DO CARTÃO DE CRÉDITO.

Evite usá-lo, pois além de juros altíssimos e taxas, o cartão de crédito traz com ele uma facilitação ilusória e compulsiva, que nos traz a falsa sensação de que podemos aquirir o bem ou produto desejado imediatamente. Quando muitas vezes, na verdade, ele não cabe no seu orçamento e não é a principal das suas necessidades.

5- CORRA DA BOLA DE NEVE

Tente no máximo possível nunca deixar atrasar sua dívidas, principalmente as que provém de cartão de crédito, cheque especial, empréstimo e financiamento. Porque essas dívidas são as que mais geram juros e pode chegar um momento em que você só possa pagar o mínimo. Resultado: acaba virando uma bola de neve sem fim. Aos primeiros sinais de que você não conseguirá quitar todos os seus débitos do mês, busque de pronto entrar em contato com a empresa responsável e renegociar sua dívida. E principalmente: não faça mais nenhuma dívida até que consiga acertar o que já está enroscado

nome sujo

6- PRIORIZE

Não vai ter jeito, esse mês vai ter enrosco? Priorize pagar as dívidas com maior juros e que te tragam mais problemas depois: cartão de crédito, cheque especial e etc.

7- SEGURE A COMPULSÃO

Pergunte-se sempre a si mesmo se você precisa realmente comprar esse produto, serviço ou bem. Se a resposta for sim, pergunte-se se dá para esperar mais um pouco. Se a resposta for não, você compra, caso contrário você espera quitar alguma das dívidas que você já tem para depois  fazer a nova.

8- NUNCA RENEGOCIE SUA DÍVIDA COM INTERMEDIÁRIOS OU ASSESSORIAS.

Sempre que se fizer necessário renegociar sua dívida, não caia na conversa de empresas que dizem “negociar para você suas dívidas tirando os juros abusivos”. Afinal, nenhuma empresa realizará qualquer tipo de serviço sem ganhar algo em cima, mesmo porque não seria nem justo. Portanto, se a empresa não cobrar em cima do que você tem que pagar, como ela poderia lucrar? Para não correr o risco de ser enganado, negocie sempre com o seu credor, com a empresa que você fez a dívida diretamente.limpar o nome

9- CUIDADO COM O CONSIGNADO

O Empréstimo consignado tem o juros menor, mas também devemos ficar atentos ao seu contrato. Enquanto você estiver empregado, os juros realmente são muito menores que os demais tipos de empréstimo que existem no mercado. Porém, caso você se demita ou seja demitido, esses juros passam a ser mais altos, e o pior: a empresa pode descontar até 30% dos seus direitos recisórios para quitar o dévito. Não foi suficiente para pagar o total? Risco de sujar seu nome

10- APRENDE A DIZER NÃO

Cuidado ao emprestar dinheiro. Isso pode compromenter sua renda e embolar suas dívidas, compromentendo seu orçamento. Você tem os seus gastos baseados em seus ganhos. Um empréstimo amigável não tem garantia nenhuma de que esse dinheiro vai voltar, pois o contrato é verbal. Já suas dívidas com as empresas não ficarão só no verbal se você não tiver como quitá-las… E além do mais, se a pessoa é realmente sua amiga ela vai saber entender muito bem o seu não e as razões dele.

11- NUNCA EMPRESTE SEU NOME PARA NINGUÉM

E esse para NINGUÉM não traz consigo excessões. Nem para a própria mãe. O nome é um patrimônio que abre e fechas portas financeiras, comerciais e até de emprego em alguns casos. Sabe-se que as empresas não podem utilizar esse argumentos para selecionar um candidato, mas muitas vezes ela utilizam e o candidato nem se quer fica sabendo… Guarde seu nome para utilizar em caso de aperto. Não o desperdice aliviando o aperto alheio porque corre sérios riscos de ninguém aliviar o seu aperto.

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

6 thoughts to “DICAS PARA TER O NOME LIMPO”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *