Skip to main content

Dicas de como fazer com que seu dinheiro renda mais.

Alguns dizem que dinheiro não traz felicidade, outros dizem que ele manda buscar…

Com o aumento do crédito no país, economistas acreditam que o segredo da felicidade esteja em economizar agora para investir no futuro.

Dinheiro é algo muito ingrato, pois existe um esforço para consegui-lo e uma facilidade enorme para gastá-lo. Por isso para algum sucesso de planejamento para o futuro é preciso cortar os impulsos consumistas e diminuir todos os gastos excessivos.

economia

Estabeleça seu padrão de vida

Essa é a principal meta e já adianto que não é muito fácil encontrar um equilíbrio entre renda e despesas. Você precisará ter definido como seu dinheiro será gasto.  É mais do que comum vermos pessoas gastando mais do que ganham e que assim que pegam dinheiro na mão já estão com a corda no pescoço.  Isso quando não se endividam a ponto de não conseguirem pagar e acabam com seus nomes no SCPC, SPC e SERASA.

Pra facilitar o controle de seus gastos, você pode anotar todas as suas contas, compras e afins em uma agenda e aos poucos ir cortando tudo aquilo que não for essencialmente necessário.

Tendo tudo isso em mente, no final do mês você conseguirá economizar pelo menos 10% para guardar como reserva.

Organizando o Orçamento de casa

Nessa área as mulheres tem maior aptidão por terem maior noção dos gastos. Porém nem mesmo as mulheres conseguem ter uma visão ampla dos gastos domésticos totalizados.

Para ajudar a controlar melhor o orçamento até mesmo o corte de gastos com produtos de beleza , salão, roupas e sapatos ajudam.

Sendo assim, é preciso ver onde existem gastos dispensáveis e o que pode ser cortado para atingir as metas.

O problema é que na maioria das vezes o plano de organização que foi mentalizado falha por ficar somente em nossa ideia. Para colocarmos em prática é fundamental materializá-lo, ou seja: mais uma vez indicamos a agenda, caderno ou planilha de anotações. Além de promover um autocontrole, serve para firmar nosso compromisso com o corte de gastos.

freeimages.co.uk workplace images

Defina suas metas

A ideia é anotar os objetivos no papel e criar assim um projeto de como alcançá-los. O desejo de alcançar o alvo mantém o foco de economizar. Cada um sabe de si e por isso as metas são individuais, não que você não possa estipular uma meta em conjunto com a sua família. Nesse caso todos devem estar envolvidos no plano de corte de gastos em prol do objetivo, que também contemplará a todos.

Sendo assim seu objetivo pode ser a compra ou troca de um carro, sair do aluguel, uma viagem com a família e etc. Qualquer coisa que te motive a economizar para um bem maior.

Esteja preparado para imprevistos

Muitas coisas podem mudar sua estabilidade financeira quando menos se espera.

Problemas de saúde, desemprego e separação são alguns exemplos bem comuns.

É para isso que indicamos que se tenha sempre um Plano B, que também pode ser chamado de fundo de reserva ou caixa dois. Indica-se também que essa reserva deverá suprir pelo menos 6 meses de gastos essenciais, afinal esse é o tempo médio que leva-se para se reestruturar para um novo padrão que se seguirá.

Outro item que faz parte desse fundo de reserva emergencial é o uso consciente de créditos, empréstimo e financiamentos. Não vale a pena ficar com o CPF restrito com superficialidades, pois quando precisar realmente desse apoio esse crédito será negado.

Cuidado com os juros altos

Financiamentos, empréstimos, cartão de crédito e cheque especial são praticamente sinônimos de juros altos.

Todos esses atraem pela facilidade, mas doem e muito no bolso quando chega a hora de serem pagos. Principalmente o cartão de crédito, meio de pagamento tão comum entre as pessoas e tal fatal para os inadimplentes.

O crédito não é uma continuação da renda, que você pode gastar a parte do dinheiro que tem. As compras devem ser programadas, para que são se acumulem parcelas sobre parcelas até que fiquem impossíveis de serem pagas.

Alguns economistas até aconselham que você deixe seu cartão de crédito no carro quando for ao shopping, para que não acabe comprando o que nem precisa somente pela facilidade que o cartão de crédito parece trazer no momento da compra. Comprar com o cartão de crédito é tão fácil que ninguém nem sente, mas na hora de pagar a fatura é que se sente o estrago no orçamento.

E no que se refere aos juros altos, vamos reforçar aquela regrinha básica que todos conhecem, mas poucos seguem: nunca, nunca, jamais pague somente o mínimo! Isso nada mais é que uma armadilha, uma emboscada para você se enrolar eternamente.

mulher

Pesquisar preços

Não se pode esquecer de pesquisar preços antes de realizar suas compras, pois em alguns itens você encontrará uma diferença gritante.

Na hora da empolgação compramos o que vemos pela frente, mas vamos e convenhamos que todos sabem o quanto é frustrante comprar algo e depois descobrir outro lugar que venda exatamente o mesmo produto bem mais barato.

Cuide do seu dinheiro com cautela, pois trazendo felicidade ou não, somos dependentes dele para vivermos em sociedade.

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

6 thoughts to “Dicas de como fazer com que seu dinheiro renda mais.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *