Skip to main content

Conheça as vantagens e desvantagens do Cadastro Positivo

Existem muitas dúvidas acerca do Cadastro Positivo, que antes era opcional e agora passa a ser de adesão automática. Todas as questões sobre esse assunto podem ser verificadas acessando o site do Serasa Experian através do link: www.cadastropositivo.com.br

Cadastro Positivo Brasil Consultas 3

 

Porém, o objetivo desse artigo não é o de trazer para o público em geral as informações sobre o funcionamento do Cadastro Positivo, mas sim o de levantar questões que nos possibilitem discutir os benefícios e possíveis consequências de fazermos parte deste cadastro.

O mercado financeiro, principalmente as empresas que trabalham com empréstimos e créditos, investem uma grande quantia em dinheiro e o risco de inadimplência e fraude se torna alto. O Cadastro Positivo ajudaria a essas empresas evitarem esses riscos e, inclusive desburocratizaria o negócio tornando- mais simplificado.

Isso evidencia que, em termos empresariais, ou seja, para pessoas jurídicas, é de grande valia esse cadastro, mas e para as pessoas físicas, os cadastrados, quais os reais benefícios?

Para falarmos sobre isso, primeiramente vamos entender como funcionam os planos parecidos com o Cadastro Positivo em países como os Estados Unidos, por exemplo. Os americanos utilizam dois componentes que auxiliam os bancos e comerciantes na avaliação de crédito das pessoas: o Credit Score e o Credit Report.

O Credit Score funciona como uma pontuação que varia entre 300 a 850 pontos, sendo que quanto maior for a pontuação, melhor é para a pessoa, pois ela poderá se tornar uma boa economia na hora de se comprar gerando melhores condições durante as negociações.

Já o Credit Report é utilizado para as negociações de altos valores, como imóveis e automóveis, por exemplo. Nesse sistema contém todo o histórico de pagamentos e atividades de crédito relevantes do cadastrado. Para termos uma ideia, em um financiamento de trinta anos de um imóvel, o mais comum nos EUA, chega-se a economizar cem mil dólares com os descontos dados a quem for um bom pagador do Credit Report.

Porém, alguns mecanismos que acabam tendo sucesso no exterior acabam não tendo o mesmo êxito quando posto em prática no Brasil justamente pelo fator econômico.

O Cadastro Positivo aqui também deveria premiar os bons pagadores com juros mais baixos nas negociações, porém, o índice de empresas que aderiram a esse sistema como fator de desconto ainda é muito baixo, mas existem empresas que já oferecem descontos de até 20% em imóveis e veículos.

 

Outra preocupação que especialistas em direitos do consumidor têm é que a existência do Cadastro Positivo possa conter uma inversão de valores, ou seja, ao invés dos bons pagadores serem premiados com descontos nos juros, os bancos e instituições financeiras se imponham para manter os juros altos e ainda penalizarem aqueles com o cadastro não tão positivo assim. Em outras palavras, transformar o Cadastro Positivo em mais um órgão para sujar o nome do consumidor ou uma forma de manter o nome do consumidor sujo de forma definitiva, punindo-o além dos 5 anos estipulado pelos demais órgãos.

 

Ainda é cedo para termos uma ideia definitiva com relação ao Cadastro Positivo, o que nos resta é acompanharmos e ficarmos de olho nas vantagens e desvantagens que o cadastro nos trará futuramente.

Consulte seu nome esporadicamente

Aproveite para consultar seu nome de forma esporádica, pois muitas foram as ocorrências de pessoas que haviam tido seu nome enviado ao SPC, SCPC e SERASA e não tinham seu conhecimento.

Isso ocorre com mais frequência com assinaturas de revista, planos de saúde, contas bancárias que não foram devidamente canceladas, entre outros.

Procure para fazer sua pesquisa sempre com empresas de consultas que as façam de maneira mais aprofundadas, ou seja, que tragam informações de todos os órgãos para que você não tenha nenhuma surpresa na transição para o seu Cadastro Positivo, que como informamos no início do artigo, passará a ser automático.

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *