Skip to main content
Como tirar segunda via da Certidão de Óbito

Como tirar segunda via da Certidão de Óbito – Guia completo

Como tirar segunda via da Certidão de Óbito – Guia completo

Como tirar segunda via da Certidão de Óbito

O documento de certidão de óbito é muito utilizado principalmente em casos de inventário ou para outros fins documentais.

Porém, quando há a necessidade de utilizar esse documento, é de praxe que as pessoas não o possuam nem saibam onde encontrá-lo e, nesse caso, se faz necessário a busca por uma segunda via e, nessa hora, as pessoas ficam um tanto quanto perdidas.

Vamos, através deste texto, buscar orientar as pessoas a conseguir esse documento, inclusive colocando em pauta as diversas possibilidades que possam precisar de acordo com as informações que o solicitante possui.

Vamos então começar pela possibilidade, partindo do zero.

Primeira coisa que precisamos saber é que só é possível retirar a segunda via da certidão de óbito no cartório em que o mesmo foi lavrado.

Como saber em que cartório foi lavrado o óbito?

Primeira opção para se saber onde o óbito foi lavrado é indo no cemitério onde o falecido foi sepultado, já que esses dados ficam anotado no livro de registros das necrópoles.

Para facilitar sua busca, procure ter em mãos a data de falecimento, já que a maioria dos cemitérios particulares possuem serviços informatizados e é possível efetuar a busca somente pelo nome, mas grande parte dos cemitérios não possuem serviço informatizado e a busca é manual e nesse caso, não se procura por nome e sim pela data de falecimento.

E se eu não souber o cemitério onde a pessoa foi sepultada?

Isso geralmente acontece com óbitos muito antigos, nesse caso será necessário que se faça uma Busca de Óbito. Essa busca pode ser efetuada também nos cartórios e, no casos de óbitos muito antigos, nos arquivos históricos municipais.

Também salientamos que, nos casos de estrangeiros, os nomes eram “abrasileirados”, por exemplo, Giusepe está como José, Antony como Antônio, e assim por diante.

Nesse caso, para garantir que em sua busca não haja inconsistências, a Brasil Consultas oferece para as pessoas uma consulta de dados completa para que se verifique dados e informações de pessoas físicas. É muito importante que se faça uma consulta desse tipo não só para estrangeiros, mas para qualquer outro tipo, pois é extremamente importante que se possua o maior número de informações e dados sobre a pessoa consultada na hora de efetuar a Busca de Óbito, facilitando assim para que sua busca tenha êxito.

Como procedo após descobrir em qual cartório foi lavrado o óbito?

Descoberto o cartório onde foi lavrado o óbito, o solicitante deve comparecer no mesmo  e pagar uma taxa que varia dependendo o Estado da Federação.

Caso o cartório seja muito distante impossibilitando o declarante de comparecer pessoalmente, você pode entrar em contato com o Oficial do cartório e solicitar o envio da 2ª via pelo correio.

Para localizar todos os cartórios do Brasil, acesse o link: http://guiadocumentos.com.br/nao-perca-tempo-saiba-como-localizar-todos-os-cartorios-do-brasil/

É possível tirar 2ª via da certidão de óbito pela internet?

Sim, é possível, o site mais indicado é o Cartório 24hs, pois atende todo o território nacional e é possível consultar os preços antes de iniciar os pedidos.

Para solicitar, basta acessar o site através do link: https://cartorios24horas.com.br/

Lá, basta preencher os dados e efetuar a sua solicitação.

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

3 thoughts to “Como tirar segunda via da Certidão de Óbito – Guia completo”

  1. tipo eu nao sei a data e o dia que faleceu enem meus patentescos tio tia …e quando nao consta no sistema dos cemiterios os dados do falecido

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *