Skip to main content

Como tirar o CRECI?

Como tirar o CRECI?

CRECI (CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) é o documento necessário para que uma pessoa possa se tornar corretor de imóveis.

O corretor de imóveis é aquele profissional responsável não só pela venda de um imóvel, ele também terá que fazer o acompanhamento de todo o processo, desde a intermediação da compra até a avaliação e conferência de toda documentação necessária para efetuar a transação.

Esse profissional também pode exercer a função de avalista, por exercer todas essas funções, é necessário que ele seja credenciado e bem treinado e o CRECI é obrigatório para poder exercer essas funções.

E para tirar o CRECI, é necessário uma série de fatores que iremos mostrar agora.

Tirando o CRECI

A primeira coisa a ser feita para se tirar o CRECI é completar o curso técnico de Transações Imobiliárias (TTI) cuja duração varia, de 4 meses podendo chegar até 1 ano.

Esse curso pode ser presencial, semi-presencial ou à distância e são abordados assuntos como: matemática financeira, noção de arquitetura e assuntos jurídicos.

Após estar matriculado no curso, é necessário que o interessado procure um estágio e ir adquirindo experiência.

É importante salientar que durante o estágio não é possível realizar vendas, pois ainda não há o registro no CRECI, portanto também não é possível receber comissão.

No estágio, o aluno deverá possuir um responsável técnico, um corretor credenciado que responderá ao CRECI pelo seu estágio de maneira gratuita. A carga horária mínima para o estágio é de 128 horas.

Após concluir o curso de formação profissional e realizar o estágio na área, é preciso obter o registro no CRECI, para isso é necessário ir até o CRECI de sua região com os documentos necessários, realizar o pagamento das devidas taxas e solicitar a sua carteira com respectivo número de inscrição profissional.

Os documentos necessários podem variar de acordo com o estado que você solicitar o registro, mas em geral o que se pede são:

  • RG;
  • CPF;
  • Certificado de reservista;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Título de eleitor e comprovante de votação na eleição anterior;
  • Diploma do curso na área imobiliária;
  • Comprovante de conclusão do ensino médio;
  • Fotos 3×4;
  • Comprovante de pagamento da anuidade, emolumentos e taxa expedida pelo CRECI.

O processo que envolve desde o protocolo de requerimento até a solenidade de entrega da carteira profissional ocorre de 30 a 90 dias.

Solenidade de recebimento do CRECI

A entrega da carteira profissional de corretor de imóveis ocorre na solenidade organizada pelo CRECI.

Nesta cerimônia, o novo corretor recebe também o código de ética da profissão junto à sua carteira de regularidade que deverá ser atualizada anualmente.

É somente neste momento que o corretor de imóveis poderá intermediar negociações imobiliárias e exercer a profissão legalmente.

Poderá também se qualificar para novas especialidades, só disponíveis para corretores como por exemplo a avaliação técnica de imóveis.

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

0 thoughts to “Como tirar o CRECI?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *