Skip to main content

Como tirar certidão dos 10 cartórios de São Paulo?

Como tirar certidão dos 10 cartórios de São Paulo?

Essa certidão possui esse nome porque em São Paulo existem dez cartórios de protesto de títulos, e para facilitar para que as pessoas pudessem efetuar pedido de protesto em um único pedido, foi então que foi criado um sistema conhecido pelo nome de Serviço Central de Protesto de Títulos.

O protesto serve para que se comprove a inadimplência de uma pessoa física ou jurídica, ou seja, documentos como cheques, boletos, carnês, contratos, duplicatas, notas promissórias dentre outros.

Com esse documento de protesto em mãos é possível executar a dívida de forma judicial ou negociar com o devedor uma forma para que ele efetue o pagamento da dívida.

Solicitando a Certidão dos 10 Cartórios

Em qualquer um dos dez cartórios de São Paulo é possível solicitar a Certidão dos 10 Cartórios, para que você possa efetuar o pedido é necessário que se tenha as seguintes informações do consultado: nome completo, RG e CPF para pessoa física e CNPJ no caso de o consultado ser pessoa jurídica.

Depois disso, o cartório escolhido pelo solicitante irá efetuar uma busca em todos os arquivos de todos os dez cartórios através do Serviço Central de Protesto de Títulos e dessa central será emitida a certidão dos dez cartórios.

No caso de a certidão não constar nenhum protesto na certidão, ela será chamada de certidão negativa, já caso conste algum tipo de pendência, a certidão é chamada de positiva e nela irá constar todos os dados do protesto em questão.

Caso você emita essa certidão e a pessoa devedora efetue a quitação da dívida em questão e ela já constar nos órgãos de defesa do consumidor, como Serasa, SPC e SCPC Boa Vista, você deverá emitir um comprovante de quitação com firma reconhecida e levar até um cartório de protestos que o mesmo se responsabilizará pela baixa nesses órgãos.

O valor da Certidão dos Dez Cartórios é de R$ 12,99 por cartório, totalizando um valor de R$ 129,99 por todo o serviço, já que são dez cartórios.

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *